Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Pastores proíbem o ensino sobre cultura de matrizes afro brasileiras em unidades escolares de Vitória da Conquista, denuncia Simmp

Random image
Elenilda Ramos – Presidente do SIMMP

Um grupo de pastores estaria interferindo no conteúdo de aulas da rede municipal de educação de Vitória da Conquista. Eles estariam proibindo que professores ministrem aulas sobre cultura afro-brasileira nas salas de aula. A denúncia foi feita pelo Sindicato do Magistério Público de Vitória da Conquista (Simmp). 

Em relato ao Blog do Sena, a presidente do Simmp, Elenilda Ramos, contou que a interferência no conteúdo pedagógico tem acontecido em extensões de unidades escolares. “Algumas igrejas evangélicas têm parceria com a prefeitura, são conveniadas para ceder o espaços para o funcionamento de escolas”, explicou. “E esses pastores estão intervindo na parte pedagógica da educação. Estão proibindo que se trabalhe folclore, religiões de matrizes afro brasileiras, negros”, denunciou. 

Ainda de acordo com o Simmp, o Secretário Municipal de Educação Edgard Larry já tem conhecimento da situação. “Nós fizemos a denúncia. Falamos com o secretário. Ele disse que desconhecia que estava acontecendo isso, como sempre, mas falou que ia averiguar”, contou Elenilda. 

A presidente do Sindicato ainda aponta que o principal problema é a falta de unidades escolares do município. Sendo assim, a Secretaria de Educação tem optado por alugar espaços privados para que aulas aconteçam. “Hoje, os pastores detêm esses espaços porque não há outros lugares para a escola. Ou seja, a Prefeitura tem que investir na construção de escolas para evitar que isso aconteça”, pontuou. 

O Blog do Sena solicitou o posicionamento da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista sobre a denúncia, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também