Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Passaredo deixa de operar em Vitória da Conquista após quase três décadas, ATR-72 também sai de cena

Random image

 

Uma das empresas pioneiras na aviação comercial em Vitória da Conquista deixa de operar voos na cidade neste sábado (25). Trata-se da VoePass, nome fantasia da Passaredo Transportes Aéreos. Às 6h30, será realizada a última decolagem da companhia no Aeroporto Glauber Rocha ruma a Salvador, sem previsão de retorno pelos próximos meses.

De acordo com o sistema de agendamento de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não há nenhum outro voo programado pela empresa depois desta data. Isto ocorre no momento em que a Gol Linhas Aéreas, parceira da VoePass na aviação regional, implementa voos diretos para a capital baiana em aeronaves com capacidade para 186 passageiros, substituindo a companhia parceira nesta rota.

Além disso, também não há mais voos agendados para ocorrer em aeronaves ATR-72, principal modelo usado para voos na cidade até a desativação do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo.  A VoePass é a única companhia que até então usa esse tipo de avião no Glauber Rocha. A Azul também realizou muitas viagens neste modelo de turboélice, substituído por um jato com após o novo aeroporto ficar pronto, em 2019.

A história da Passaredo em Vitória da Conquista começou em 1995, de acordo com informação da página Aero Conquista. A primeira fase durou até 2002 e os voos eram feitos nos aviões Embraer E120, com capacidade para 30 passageiros. Em 2007 houve a reativação das operações na cidade e em 2010 o modelo E145, para 50 passageiros, começou a ser usado. Somente em 2012 a companhia começou a usar o ATR-72 na cidade, aeronave para 70 passageiros à época, 68 na atual configuração da empresa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também