Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Parede de prédio do Museu Pedagógico- Casa Padre Palmeira é escorado por estroncas e apresenta rachaduras

Foto: Blog do Sena

O prédio da Casa Palmeira, localizado na Praça Sá Barreto, é um patrimônio arquitetônico símbolo da história e memória educacional de Vitória da Conquista e região. O edifício foi construído no início da década 1920 por iniciativa da Igreja Católica Nossa Senhora das Vitórias e no ano de 2020 completou 100 anos de história. 

A casa é batizada com o nome do Padre Luiz Soares Palmeiras, responsável por instalar no local a primeira escola secundária da região, conhecida como Ginásio do Padre Palmeira, quando recebeu  a propriedade por meio de uma doação pela igreja em 1939. Para pesquisadores, propagador de conhecimento no sertão baiano.

Desde 1999, o  prédio do Ginásio é sede do “Museu Pedagógico da Uesb – Casa Padre Palmeira”, após um acordo feito entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a Diocese de Vitória da Conquista. O edifício foi revitalizado e  passou por processos de conservação, recuperação e manutenção para abrigar o novo espaço. 

Foto: Blog do Sena

O local recebe visitas de estudantes de escolas públicas e privadas, além de pesquisadores. No entanto, a estrutura atual do edifício histórico apresenta rachaduras. Pelo menos, pelo lado de fora da casa, é possível visualizar várias fissuras na parede, como verificado pelo Blog do Sena nesta sexta-feira (26).

Foto: Blog do Sena

Além disso, em uma dessas paredes com rachaduras está sendo escorada por uma estronca. A redação do Blog do Sena entrou em contato com a Uesb, responsável pela administração do espaço, para saber qual é a real situação do prédio e se coloca em risco a população.

Por meio de nota, a Uesb  informou que a Assessoria de Obras e Projetos da Instituição realizou uma vistoria técnica para analisar a rachadura contratada na parede do prédio no dia 6 de setembro e que a utilização de estroncas foram indicadas para conservação da estrutura, após aparição de uma rachadura reincidente e afastamento da parede lateral.

A nota diz ainda, que a  área afetada se limita ao cômodo em questão, não se estendendo, assim, para os demais cômodos do prédio, no que se refere à segurança e ao comprometimento da estrutura do imóvel. E concluiu afirmando que a Assessoria de Obras e Projetos da Uesb juntamente com a Prefeitura de Campus, vem atuando efetivamente na manutenção e conservação da infraestrutura física da Instituição, com a realização de análises periódicas para assegurar a preservação dos bens patrimoniais.

Veja a seguir a nota na íntegra:

Em nota, a Assessoria de Obras e Projetos da Uesb (AOP) informa que a visita técnica para analisar a rachadura constatada na parede do prédio foi realizada em 6 de setembro, a pedido da equipe do Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira. Na ocasião, foi elaborado um relatório fotográfico inicial para avaliar as possíveis soluções de reparo, e foi verificado que, “além de uma rachadura reincidente, houve o afastamento da parede lateral (paralela à Av. Antônio Nascimento) em relação ao forro, ou seja, há uma inclinação da parede que remete ao surgimento da rachadura e uma fadiga causada, possivelmente, pela descarga de peso da cobertura e/ou recalque do alicerce, na qual, para conservação da estrutura, foi indicado o escoramento até que o problema seja resolvido”.
 
De acordo com a Assessoria, a área afetada se limita ao cômodo em questão, não se estendendo, assim, para os demais cômodos do prédio, no que se refere à segurança e ao comprometimento da estrutura do imóvel. O setor destaca também que, por se tratar de um patrimônio histórico e uma construção antiga, datada de meados da década de 1920, as manutenções requerem um cuidado específico, diferente de uma construção com tecnologias recentes. 
 
Assim, após as análises internas feitas pela equipe da AOP, decidiu-se, administrativamente, encaminhar o processo de manutenção de prédios públicos para uma análise mais criteriosa da Superintendência de Patrimônio do Estado da Bahia (Supat), órgão responsável pelas obras do Estado, principalmente pelo rigor necessário na restauração, e por não constar no quadro técnico da Assessoria um profissional habilitado para emitir parecer da causa e a devida correção da patologia.
 
Em tempo, a Assessoria de Obras e Projetos da Uesb reforça que, juntamente com a Prefeitura de Campus, vem atuando efetivamente na manutenção e conservação da infraestrutura física da Instituição, com a realização de análises periódicas para assegurar a preservação dos bens patrimoniais.
 
Agradecemos o contato e nos colocamos à disposição para demais demandas de comunicação da Universidade!
Att,

Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também