A VIABAHIA fechou um acesso para o bairro Remanso localizado no Anel Viário, em Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira (6), os moradores habituados a pegar o acesso para encurtar caminho, foram surpreendidos com o fechamento.
Apesar de não ser seguro, vários acessos foram criados por moradores de bairros localizados às margens do Anel Viário, visando a facilidade ou a diminuição do percurso. No entanto, apesar de comum, a medida pode ocasionar vários acidentes e colocar em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e até pedestres.
Como é o caso do acesso ao bairro Remanso, pelo Anel Viário, que foi fechado pela VIABAHIA. O local é considerado um dos mais perigosos e vários acidente já foram registrados. O mais recente aconteceu na última segunda-feira (4), quando uma moto e uma bicicleta colidiram. Três pessoas ficaram gravemente feridas.
Em nota enviada ao Blog do Sena, a VIABAHIA informou que o acesso ao bairro Remanso foi fechado porque é irregular. “O fechamento do acesso ao bairro de Remanso, em Vitória da Conquista, faz parte de um conjunto de ações periódicas de Segurança Viária, que é realizado pela concessionária. Na ação de hoje, o acesso, que é irregular, foi fechado. A intenção é evitar acidentes e incentivar o uso dos acessos regulamentados”, disse a empresa.
Desde 2020, medidas dessa natureza foram realizadas pela VIABAHIA em diferentes pontos da cidade, como, por exemplo, uma via localizada no bairro Primavera, que é um acesso utilizado para o Povoado do Choça. Além desse, outros acessos que também já haviam sido interditados foram os dos bairros Miro Cairo e Senhorinha Cairo. Na época, a VIABAHIA colocou guard rails, que são muretas de proteção metálica, para fechar os acessos.
No entanto, os próprios moradores retiraram os guard rails para que as pessoas continuassem usando os acessos, assumindo o risco de acidentes.