A Feira Literária que tem sido sucesso em outras regiões chegou a Vitória da Conquista. A 1ª edição da FliConquista foi aberta na última quarta-feira (15), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, com uma programação diversa, como Exposições, apresentações de curta metragens, palestras, bate-papos literários entre outras expressões culturais e artísticas.
Organizado por André Effgen, a Fliconquista conta com a professora Ester Figueiredo como curadora. Esse ano o tema é “Literatura e Liberdade”. O evento tem recebido diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Zé Raimundo (PT), o deputado federal Waldenor Pereira, além do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, do reitor da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia), Luiz Otávio de Magalhães, dentre outras autoridades políticas e representantes institucionais.
Nesta quinta-feira (16), o evento contou com a presença de Jean Willys, o ex-bbb, ex-deputado e professor, participou de um bate-papo literário, que teve como tema política, arte, sua vida pessoal, especialmente o autoexílio. O professor foi para os Estados Unidos em 2020 após receber ameaças.
Em entrevista ao Blog do Sena, Jean relembrou que não é a primeira vez que participa dessas Feiras Literárias. “Eu sou pé-direito, porque na primeira Fligê eu estava, depois da Fligê, as feiras se reproduziram por vários interiores, com apoio de Waldenor, então eu espero que hoje também seja assim”, afirmou.
O deputado federal Waldenor Pereira (PT) relembrou que Jean, agora convidado, teve papel importante na realização da Fligê quando era deputado. “Nena contribuiu financeiramente para duas edições da Fligê, com emendas parlamentares. Então, ele é de fato responsável por essa caminhada vitoriosa”, disse o parlamentar.
Durante sua palestra aos participantes da FliConquista, Jean falou sobre a importância da literária durante o tempo em que estava exilado. “No exílio, a literatura se tornou uma necessidade terapêutica”.
O que evento vai até o dia 19, domingo, com uma ampla programação para os amantes da arte e da literatura.
Confira a entrevista na íntegra: