
Uma bebê de apenas 5 meses está internada na UTI pediátrica do Hospital de Base, em Vitória da Conquista. A criança sofre de um problema respiratório grave em razão de rara doença degenerativa, o que faz com ela precise de suporte ventilatório para que não sofra de falência respiratória e parada cardíaca.
Os pais da crianças são da zona rural de Vitória da Conquista e não possuem condições financeiras de morar em Vitória da Conquista. Por causa disso a Defensoria Pública do Estado da Bahia com pedido de liminar na 1ª Vara da Infância e da Juventude do município, determinando que no prazo máximo de 15 dias o Estado da Bahia e o Município concedessem residência à família pelo tempo necessário à terapia clínica.
Com uma residência fixa na cidade, a bebê pode receber o tratamento em casa, uma vez que o Estado possui um program de Oxigenoterapia, que oferta o acesso aos aparelhos de respiração na residência.
A possibilidade de ser tratada em casa é especialmente benéfica nesse período de pandemia, posto que a manutenção da criança em ambiente hospital a expõe a risco desnecessário de contaminação pelo Coronavírus.