Após os festejos juninos, o número de casos de Covid-19 voltou a crescer em Vitória da Conquista. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na segunda-feira (11), a cidade possui 494 casos ativos da doença.
O resultado do crescente número de diagnósticos da doença é o aumento no número de internamentos nos hospitais públicos e particulares da cidade. Segundo a SMS, são 85 pacientes internados nos leitos, sendo 45 de Vitória da Conquista e 40 de outros municípios
Desse total, 62 pacientes estão em leitos clínicos, sendo 34 munícipes de Conquista e 28 de outros municípios. Já nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), são 12 leitos ocupados, sendo 11 de pacientes de Conquista e 12 de outros municípios baianos.
Uma dessas unidades de saúde que recebe os pacientes com Covid-19 é o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC). Nesta terça-feira (12), o Blog do Sena teve acesso ao número de pacientes internados no hospital. O hospital continua recebendo pacientes de Conquista e região que precisam ser internados em leitos clínicos ou de UTI , após o aumento de regulação dos pacientes.
Na UTI do HCC, dos 20 leitos disponíveis para o tratamento de pacientes com Covid-19, 15 estão ocupados. Ou seja, uma taxa de ocupação de 75%. Já dos 20 leitos clínicos, 10 estão com pacientes, o que representa uma taxa de ocupação de 50%.
O Governo do Estado renovou o contrato com o HCC no último dia 6 de julho. O contrato seria encerrado no final do mês de junho, mas devido ao crescente número de registros de casos de Covid-19 foi renovado. O HCC vem atuando com leitos exclusivos para o tratamento de pessoas com a Covid-19 desde maio de 2020.
Desde o inicio da pandemia da Covid-19, Vitória da Conquista registrou 47.685 casos da doença e 698 pessoas morreram em decorrência das complicações da Covid-19.