A oposição engatou a primeira vitória e a mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Encruzilhada, distante cerca de 110 km de Vitória da Conquista, será composta totalmente por vereadores de oposição. A votação aconteceu no dia 1º de janeiro após a cerimônia de posse dos vereadores.
O grupo de oposição derrotou o grupo do atual prefeito, Dr Lei (PSD), por 6 votos a 5 e a vereadora Renata de Araújo de Sousa (PDT) foi eleita presidente da Câmara. Foi escolhido como 2º presidente, o vereador Jair Lacerda Rocha (PCdoB), a vereadora Luciana Lacerda Soares Santos (PCdoB) como 1ª secretária e o 2º secretário escolhido é o vereador Sivaldo Pereira Sousa (PCdoB).
Com aproximadamente 23.800 habitantes, segundo do Censo do IBGE de 2020, 11 vereadores foram eleitos para representar a população no legislativo. Desse número, cinco vereadores são do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), três vereadores do Partido Social Democrático (PSD), dois vereadores do Partido Progressista (PP) e uma vereadora do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
A oposição na cidade é liderada por Dr. Pedrinho (PCdoB), que foi candidato a prefeito nas últimas eleições e acabou perdendo o pleito. Em entrevista ao Blog do Sena nesta quarta-feira (6), Pedrinho falou da importante vitória para a oposição.
“Muito importante a vitória da mesa diretora. Representa a união da oposição entre o PDT e PCdoB, que juntos fizemos a mesa diretora e consequentemente a presidência da Câmara”, disse.
Para Dr. Pedrinho, apesar de ser opisição, a mesa diretora terá a missão de garantir os bons projetos para benefício da população de Encruzilhada. “A importância da eleição da mesa diretora é garantir que os projetos que beneficie a população sejam aprovados pela câmara. Não existe em meu vocabulário nem no da oposição a palavra perseguição, de forma nenhuma. Tudo que o prefeito encaminhar que for bom vai ser para a população, será aprovado sem dúvida”, concluiu afirmando que estará acompanhando todo o processo, mesmo de longe.