Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Opinião: Herzem, não vacile de novo!

Random image

Por Isaac Bomfim*

Diversos países do mundo estão, neste momento, padecendo das adversidades da pandemia COVID-19 e o Brasil já começa a sofrer o mesmo quadro de crise sanitária e econômica.

Infelizmente, aqui, o Governo Federal não consegue liderar um processo de reação tempestivo para combater a disseminação do vírus em território nacional. Ao contrário, o Presidente Bolsonaro, filhos e ministros causam mais confusão a cada entrevista coletiva, a cada tweet ou live de Facebook, provocando desinformação para a população e conflito com parceiros internacionais e instituições.

Com este quadro, os Governadores e prefeitos estão tendo papel fundamental no combate ao COVID-19. Na Bahia, desde o começo da semana, o Governador Rui costa tem liderado esforços para conter o avanço da pandemia em território baiano, inclusive ao lado do Prefeito de Salvador, ACM Neto.

O Consórcio Nordeste solicitou o apoio da China no enfrentamento, enquanto governadores de diferentes partidos, tais como Doria, Wilson Witzel e Flávio Dino travam batalhas dentro dos seus estados, apesar do Governo Federal, contra o COVID-19.

Também no começo dessa semana, o Prefeito Herzem Gusmao teve papel fundamental em Vitória da Conquista ao suspender as aulas na rede municipal e nas faculdades da cidade, no entanto, as ações por parte do poder público municipal não avançaram e hoje a população não tem ciência de nenhum plano de ação real para a continuidade dos serviços e do abastecimento na cidade, tampouco as unidades básicas de saúde estão preparadas para o desafio que está em nosso porvir.

Neste sábado, 21, Herzem vacilou! O decreto de regulação das atividades comerciais durante a pandemia não era o ideal, mas já era alguma coisa e a não publicação do Decreto mostra como o prefeito não trouxe pra si a responsabilidade da situação.

O prefeito resolveu se esconder em um debate ineficaz junto a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.
Também neste sábado, 21, o Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista lançou carta em que apresenta 06 medidas emergenciais para aumentar o processo de isolamento social dos munícipes, além disso é necessário que o poder público municipal regulamente o funcionamento de toda cadeia de abastecimento cidade, bem como crie condições para que os profissionais de saúde tenham êxito na guerra contra o COVID19.

Neste momento, cada hora de indecisão pode custar recursos humanos e financeiros importantes, sendo assim, não vacile novamente, Prefeito! Estabeleça o decreto e regulamente o funcionamento da cidade em tempos de pandemia, assuma a responsabilidade que lhe cabe, convoque o Conselho Municipal de Saúde para seu gabinete de crise e garanta dignidade ao povo de Vitória da Conquista, cuide primeiro do Povo, depois iremos recuperar a economia e o comércio da cidade.

*Isaac Bomfim é Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também