Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

OAB participa de Sessão Especial na Câmara sobre a campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Random image

A Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista realizou nesta sexta-feira (24) uma Sessão Especial para promover a campanha ‘21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’. A campanha anual mobiliza sociedade civil e poder público para conscientizar sobre diversas formas de agressão a meninas e mulheres em escala global.

O debate foi iniciativa da vereadora Viviane Sampaio (PT) e contou com a participação de diversas representatividades como a presidente da Ordem dos Advogados subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva,  a secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Santos de Oliveira, e a coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais para Mulheres, Daiana Evenly.

Em entrevista ao Blog do Sena, a secretária de Políticas para Mulheres destacou a importância unir mulheres e meninas em uma campanha que visa chamar atenção da sociedade para o problema social. “Estamos muito felizes por reunir neste momento para falar de um tema importantíssimo para nossa sociedade. Porque quando a gente chama a reflexão, a sociedade, ela começa a pensar sobre o que vem acontecendo dentro dos seus lares e que muitas vezes passa despercebida, que é a violência contra mulheres e crianças, mulheres e meninas”, disse Oliveira.

Na luta contra a violência contra a mulher, a presidente da OAB destacou o trabalho realizado pela entidade de enfretamento ao problema. Luciana ressaltou a importância da instalação da 2ª Vara Doméstica Familiar e do funcionamento 24 horas da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM).

“ Eu quero destacar que a OAB, tanto o Subseção de Vitória da Conquista como OAB Bahia, vem trabalhando há muito tempo com essa pauta. Nós temos a Comissão da Mulher e da Mulher advogada e aqui em Vitória da Conquista, nós reforçamos, abraçamos o pleito para a criação da Segunda Vara de Violência Doméstica. Já foi aprovado pelo Tribunal de Justiça e estamos esperando a implantação. E outro pleito também muito importante, que nós já levamos ao Governo do Estado, é que a DEAM, ela funcione 24 horas, inclusive nos finais de semana e nos feriados”, disse Silva.

No combate à violência contra a mulher, a coordenadora de Autonomia de Política Travessais destacou a importância a independência financeira da mulher. E explicou o trabalho que o setor vem desenvolvendo dentro da secretaria Municipal de Política para Mulheres.

“Eu recebi uma nova missão que é trabalhar a autonomia e as políticas transversais. A gente vai sair um pouquinho do enfrentamento, né? A mulher só sai do ciclo da violência se ela tem autonomia do seu corpo, se ela tem autonomia financeira. E receber essa benção que é Viviane, minha secretária, a gente está trabalhando em conjunto para fortalecer as políticas para as mulheres”, destacou.

Para a secretária de Políticas para a Mulher, a campanha é importante para chamar atenção da população para o assunto. Mas, ressalta que as ações de enfrentamento devem ser realizadas durante todo o ano. “Então nós estamos dentro desse dessa pauta grande de 21 dias, mas a gente entende que 21 dias é só um momento de chamar, porque nossa luta é cotidiana, é diária e a violência ela acontece a cada momento”, declarou Oliveira.

A presidente da OAB Luciana Silva declarou que o combate a violência a mulher deve ser diária. “É importante ressaltar que enquanto houver mulheres sofrendo violência, enquanto houver uma mulher não tendo a sua cidadania efetiva, terão mulheres, como nós aqui e Tantas outras tantas lutando para que esse serviço seja efetivado”, finalizou Silva.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também