Giorlando Lima
Em nota emitida agora há pouco a subseção da OAB de Vitória da Conquista informou que 24 mulheres procuraram, hoje, a entidade e solicitaram uma audiência com as comissões da Mulher Advogada e dos Direitos da Mulher, pedindo providências na investigação dos supostos abusos cometidos pelo médico Orcione Júnior, que vem sendo denunciado por meio de um perfil do Instagram.
Sem citar o nome do médico, a OAB afirma que acolheu o pleito e prontamente encaminhou expediente às autoridades competentes, reivindicando a adoção de medidas. Segundo a nota, a entidade vai acompanhar o desenrolar das ações das autoridades e se ofereceu para dar apoio técnico-jurídico às ofendidas em seu direito e dignidade, “o que fará por intermédio das Comissões temáticas envolvidas”.
O BLOG procurou na tarde desta quinta-feira ao advogado Paulo de Tarso, responsável peal defesa do médico, por WhatsApp, e a responsável pelo perfil no Instagram, por mensagem direta no aplicativo. Paulo de Tarso disse que entrou com uma ação na 1ª Vara do Juizado Especial contra o Facebook/Instagram para retirada do perfil do ar. Segundo o advogado, a ação se deu depois que o pedido ao Instagram para retirar a contar e não foi atendido. Paulo de Tarso disse que foi a primeira das ações. De acordo com declarações dadas por ele no sábado (11), em seguida serão processadas as pessoas que acusam o médico de assédio sexual e as que compartilharam o conteúdo das denúncias.
A responsável pela conta no Instagram, ainda não identificada pelo BLOG, não quis dizer quais procedimentos que estão sendo tomados por ela e pelas demais mulheres que acusam o médico. Disse que se manifestaria somente após reunião com os advogados dela.
Apesar da ausência de cobertura da maior parte da imprensa conquistense, o assunto repercute muito na cidade. O perfil no Instagram continua crescendo e já tem 5.786 seguidores, centenas de comentários (alguns defendendo o médico) e mais de 6.500 curtidas nos quatro posts mantidos no perfil.