Um dos principais articuladores da candidatura de Hermínio Oliveira (Podemos) para à presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista é o vereador Edjaime Rosa (MDB), mais conhecido como Bibia.
Bibia é um dos que defende a composição da mesa diretora mista, ou seja, com a participação dos vereadores da Bancada de Situação e da Bancada de Oposição. Atualmente, apenas os vereadores do grupo político da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), compõe a mesa.
O vereador do MDB defende o nome de Hermínio Oliveira para o cargo. Em entrevista ao Blog do Sena nesta terça-feira (22), Bibia afirmou que acredita que o colega Hermínio será o próximo presidente da Câmara.
“Nós estamos chegando na reta final. Tem muitos conversando aí, já colocaram cinco nomes e três nomes já desistiram da candidatura. O nome de Hermínio é um nome muito forte para ganhar a presidência da casa e com o apoio dos colegas vereadores nós vamos definir essa eleição”., disse Bibia.
Bibia está em busca dos votos dos vereadores e é um dos que defende a presença do PT na mesa diretora. Segundo ele, as negociações estão acontecendo e a primeira secretária da Casa deve ser ocupada por um edil petista.
“Conversando com PT porque o PT não pode ficar de fora da mesa, nós vamos fazer uma mesa mista e o PT tem quatro votos. E como tem quatro votos tem que ter participação na mesa. Vamos tirar a primeira secretária, colocar que alguém do PT venha para a primeira secretaria e a gente vai fazer uma eleição transparente, vamos trabalhar com harmonia na casa e que a gente possa fazer um bom trabalho.”, explicou.
Segundo Bibia, a chapa de Hermínio já conta com 16 votos e está caminhado para conseguir o 17º voto. “Hoje eu acho que nós temos 16 votos e vou conversar com mais uma pessoa em busca de mais um voto. Não vou citar o nome porque ainda falta confirmar, mas ele já está aderindo para vim para o grupo da gente e a gente vai conversar. Então, a gente pode chegar aos 17 votos. E se for os 21 é ainda melhor, porque o consenso é melhor, que é o que eu quero, que o presidente da Câmara seja eleito com 21 votos”, contou.
Apesar de todo trabalho, articulação e negociação, Bibia negou que seu empenho para eleger Hermínio presidente da Câmara de Vereadores seja visando algum cargo na Câmara. “Eu não tenho cargo na mesa eu não quero cargo em canto nenhum. Eu quero ficar só na articulação, se for possível, eu abro mão até da liderança de Bancada para que os colegas vereadores façam uma eleição transparente”, finalizou.