Dezesseis anos depois de concorrer, pelo PSTU, à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o professor e pesquisador Ferdinand Martins da Silva voltará a disputar as eleições municipais, só que desta vez pelo PSOL. Segundo ele, sua pré-candidatura surge, principalmente, para preencher os anseios de um grupo que está se constituindo como a principal expressão do campo da esquerda na cidade.
Em entrevista concedida ao programa Redação Brasil, nesta quinta-feira, 20, Ferdinand afirmou que o PSOL tende a se consolidar no município como uma alternativa real para disputar a hegemonia na política conquistense. De acordo com o pré-candidato, o partido já tem feito discussões com diversos setores da cidade e com demais pessoas que possuem simpatia pelo seu programa de governo, que ainda está em processo de construção.
Mas, de antemão, Ferdinand adiantou que o programa está dividido em oito eixos, com destaque para as áreas que, para o pré-candidato, são mais caras à administração pública, como saúde e educação. Os demais eixos incluem mobilidade urbana e rural, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e diversidade, cultura e artes, esporte e lazer, além de meio ambiente e ecossocialismo.
Ainda segundo Ferdinand, o PSOL está tentando articular uma coligação com o PCB e com a Rede e descarta o alinhamento com algum dos partidos de grupos majoritários existentes na cidade. A decisão de quem irá concorrer ao seu lado como candidato(a) a vice ainda não foi tomada, pois depende do resultado dessa tentativa de diálogo com o PCB e com a Rede. “Estamos tentando uma possível coligação. Mas, caso isso não ocorra, a gente já tem internamente, no partido, uma discussão sobre quem será o vice”, ressaltou.
De origem piauiense, Ferdinand veio para Conquista em 2001. Atualmente, está lotado no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESB. Ele possui graduação em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Educação das Ciências Experimentais pela Universidade Nacional do Literal, da Argentina. Além disso, também se graduou em Direito, pela UESB.