Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“O problema é de gestão”, diz Waldenor ao comentar situação da saúde e educação em Conquista

Foto: Blog do Sena

Nos últimos meses, denúncias sobre a situação da saúde em Vitória da Conquista repercutiu na cidade, como a falta de médicos e outros profissionais de saúde nas Unidades de Saúde da Família, demissões de médicos e demora na marcação de consultas no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). 

Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado federal, Waldenor Pereira, comentou sobre a situação. Ele classificou a situação da saúde municipal como dramática. Segundo parlamentar, os problemas relacionados à saúde foram alertados para a prefeita Sheila Lemos“

“A situação da saúde em Vitória da Conquista é uma situação dramática. Eu já venho denunciando há alguns meses postos de saúde fechados, falta de medicamentos, insuficiência de profissionais da saúde; enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos; funcionamento precário das unidades de saúde da família o que vem pressionando enormemente o sistema estadual de saúde. E olha que nós temos alertado a administração municipal, alertado a prefeita Sheila, e infelizmente, nenhuma providência foi tomada”, contou. 

Além da saúde, problemas relacionados à educação municipal também ganharam destaque negativo. Falta de merenda, de transporte escolar, escolas fechadas, foram algumas das situações denunciadas pela população. Waldenor ainda deu destaque para outro grande problema na área: a evasão escolar. 

“E agora para completar estamos acompanhando com muita apreensão a situação da educação. O índice de evasão é muito grande, milhares de estudantes não voltaram a se matricular após a pandemia, a Prefeitura não está fazendo a busca ativa, não está desenvolvendo programas para estimular, motivar que os estudantes voltem às atividades presenciais. E tem muita escola funcionando precariamente, há reclamações de professores a respeito do transporte escolar, da merenda escolar, portanto, nós estamos muito preocupados, a população está inquieta, porque são dois serviços fundamentais, saúde e educação, funcionando com essa precariedade aqui no nosso município”, disse. 

O deputado federal ainda critica a a atual administração da cidade e afirma que problemas enfrentados tanto na saúde quanto na educação é devido a gestão. “O nosso mandato está realizando um levantamento, inclusive orçamentário, para poder repassar as informações, porque a situação é de muita preocupação. Porque na verdade não é falta de recurso, o município dispõe de transferências constitucionais, são recursos relevantes, as atividades educacionais estavam paradas em função da pandemia. Por tanto o problema é de gestão, é problema de gestão, quanto na área da saúde quanto na área da educação, a questão fundamental é a gestão desses serviços”, finalizou


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também