Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“O principal adversário de Herzem é o PT”, diz Herberson Sonkha

Random image

As pesquisa eleitorais para prefeito de Vitória da Conquista mostram que o posicionamento exige cautela. É o que aponta o professor e militante do Partido dos Trabalhadores, Herberson Sonkha. Em entrevista ao Blog do Sena, ele fez análise do cenário político atual e afirmou que o PT é o principal adversário de Herzem Gusmão, no entanto “não pode ser o PT sozinho, é preciso uma aliança”.

Sonkha afirma que teve acesso às pesquisas e estas apontam algumas tendências. “O posicionamento no xadrez pede cautela sim. Nós tivemos em todas as pesquisas feitas do segundo semestre do ano passado pra esse, os dois principais candidatos na preferência é Guilherme e Zé Raimundo”. Porém, ele avalia que isso não é suficiente para definir o processo eleitoral.“Do outro ponto de vista, candidaturas cresciam estão perdendo força como a de David Salomão, mas teve um crescimento, ninguém sabe se é tendência, que é do Herzem. Há uma tendência de estagnar e cair que é do próprio processo. O maior nível de rejeição que não cai é o de Herzem”, citou.

O professor alerta que o clima pede cautela. “O processo não está dado, quem está com a máquina pública na mão pode reverter”, disse. Mas indicou nomes que podem vencer Herzem no pleito. “Eu penso que o cara hoje que decide a eleição em Conquista é Guilherme Menezes. Eu, se fosse Guilherme, viria disputar o processo. Até porquê se não for, tem duas possibilidades ou vence Herzem Gusmão ou David Salomão”, contou.

Sonkha reforça também a necessidade de aliança com os partidos da base do Governo Rui Costa. “Ou o centro e a esquerda se articulam e constroem uma candidatura para disputar ou serão derrotados nesse processo eleitoral”, disse. “O PT precisa abrir um diálogo do centro pra esquerda, aglutinar força de novo, chamar o PCdoB, o PSB, o PSOL e outros partidos da base do governador para conversar e fazer um projeto, um projeto claro para Conquista”, completou.

O militante ainda acredita que Guilherme pode ser o candidato, mas destaca que é preciso analisar outras possibilidades. “Eu ainda acho que alguém possa convencer Guilherme. Mas não conte apenas com Guilherme, conte com uma candidatura para disputar. O principal adversário de Herzem é o PT, isso é fato de pesquisa”, frisou. “Mas não pode ser o PT sozinho. O PT só é PT porque existe uma aliança, partidos que trabalhando. Então é hora de descer do pedestal, calçar a sandália da humildade, chamar os partidos, montar um governo coletivo, mais à esquerda, com um programa social claro, e aí teremos condições de ganhar esses eleições”, ressaltou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também