O projeto de lei encaminhado para a Câmara de Vereadores pelo prefeito Herzem Gusmão, que dispõe sobre a criação de uma Guarda Municipal armada em Vitória da Conquista tem sido alvo de muitos comentários por vários vereadores.
Na última quarta-feira (04), em entrevista a Rádio Brasil FM, o vereador David Salomão criticou duramente o projeto. Que ele classificou como uma tentativa do prefeito de enganar a população. Salomão também criticou a propaganda antecipada sobre a criação da guarda feita pelo prefeito em outdoors e ônibus coletivos da Viação Rosa.
“O prefeito tenta, mais uma vez, enganar a população de Vitória da Conquista. O projeto de lei enviado à Câmara é inconstitucional, porque não prevê concurso público. O prefeito não sabe nem para onde vai segurança pública. A atitude dele de divulgar a criação da Guarda em ônibus, programa de televisão e outdoor configura improbidade administrativa, porque se não foi aprovado, se não passou pelo crivo da Câmara, como ele está divulgando isso com recurso público “, questionou.
Salomão disse ainda que o projeto de lei é apenas uma tentativa de cumprir um promessa de campanha às véspera do ano eleitoral, sem ter como foco a segurança pública de Vitória da Conquista.
“Para você formar uma guarda municipal leva, no mínimo, três anos. Em um ano você vai abrir o concurso público, chamar os candidatos, fazer o teste de aptidão física e de aptidão psicológica. Como ele vai fazer isso se estamos em dezembro? Ano que vem é eleição, ele não está interessado em resolver o problema da segurança pública. Ele está interessado em fazer política, política rasteira e barata”, criticou Salomão.
O parlamentar afirmou que pretende formalizar uma ação judicial contra o projeto para garantir o cumprimento da Constituição no município.