Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), confirmou a construção de um novo cemitério municipal, conforme noticiou em primeira mão o Blog do Sena.
O novo cemitério será construído na fazenda Dandara, localizada às margens da BA-262, na estrada que liga Vitória da Conquista a Anagé. A área era utilizada para o despejo de entulhos da Prefeitura e agora está sendo limpa e aterrada para dar lugar ao cemitério.
Na última quarta-feira (06), s vereadores Nildma Ribeiro (PCdoB), presidente da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, e Rodrigo Moreira (Progressistas), presidente da Comissão de Fiscalização dos Atos do Executivo, estiveram no local. Os vereadores constataram a grande presença de lixo misturada ao entulho, além de o terreno ser bastante acidentado, com crateras imensas devido à retirada de cascalho durante muitos anos. O terreno, que está recebendo serviço de aterramento e terraplanagem, foi imediatamente reprovado pelos parlamentares.
Na sessão remota da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (08), o vereador Rodrigo Moreira criticou o espaço onde será construído o novo cemitério, ao qual ele chamou de ‘lixotério’.
“Não é outra coisa, senão um lixão. Onde o prefeito quer cria um ‘lixotério’. O novo cemitério de Vitória da Conquista está sendo construído em um local de descarte. Nós encontramos lá camisinha, cocô, garrafas pet, tudo que você imaginar nós encontramos naquele local. Eles estão revirando a terra e socando a terra. Agora imagine se o cidadão merece descansar em meio ao lixo, com tantos outros lugares que nós temos aqui”, criticou Moreira.
A construção foi motivada pela falta de capacidade do Cemitério Municipal do Kadija em receber novos sepultamentos. A obra será feita pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com a qual a Prefeitura vai assinar um contrato.