O PCdoB-BA aprovou o nome do deputado estadual Fabrício Falcão como a indicação do partido para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A decisão foi tomada em reunião da comissão permanente nesta segunda-feira (18). No entanto, logo em seguida, o PT também tomou a mesma iniciativa indicando o nome do deputado estadual Paulo Rangel como candidato a mesma vaga.
O comportamento do PT gerou revolta entre os integrantes do PCdoB. Um deles é o vereador Luciano Gomes que criticou a indicação de Paulo Rangel para o TCM. Em seu pronunciamento na sessão ordinária dessa quarta-feira (20), o edil declarou que o PT tem o dever de apoiar o nome de Fabrício Falcão ao TCM.
“Fiquei indignado porque o PCdoB está apresentando o seu melhor quadro, já oficializou, que é o deputado Fabrício Falcão e o PT deveria apoiar e deve apoiar. Ou será que o PCdoB serve para apoiar, mas não serve para ser apoiado? É a pergunta que nós vamos fazer ao PT da Bahia. O PCdoB só serve para apoiar e não serve para ser apoiado?”, disparou Gomes.
O PCdoB e o PT são dois partidos de esquerda que construíram uma relação de parceria ao longo dos anos. No cenário estadual, os partidos sempre estiveram unidos para a eleição do candidato do grupo político e, nos últimos anos, elegeram Jacques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues para o governo da Bahia. Nos municípios baianos, a situação se repete. Em Vitória da Conquista, por exemplo, os dois partidos sempre caminharam juntos. E desde a criação da Federação Brasil da Esperança, com os partidos PT, PCdoB e PV, em abril de 2022, as decisões têm sido tomadas em parceria.
Apesar do PT ter adotado uma atitude que causou surpresa, o vereador enfatizou que acredita no bom senso do governador Jerônimo Rodrigues. Para ele, o governador irá apoiar o nome de Fabrício para o TCM. “Eu confio no bom senso e na liderança política do governador Jerônimo. Eu tenho certeza que o Jerônimo não vai deixar isso acontecer. Pelo carinho que Jerônimo tem com o deputado Fabrício, pelo respeito que Jerônimo tem com o deputado Fabrício”, disse Gomes.
O vereador Luciano Gomes defendeu o nome de Fabrício para o TCM e destacou o trabalho realizado pelo deputado estadual.” O PCdoB apresentou o seu melhor quadro, um dos deputados mais atuantes da Bahia, de Vitória da Conquista, o deputado Fabrício. Eu tenho certeza que a maioria daquela casa (Assembleia Legislativa) irá apoiá-lo, irá conduzi-lo ao Tribunal de Contas. Fabrício que sempre defendeu o Tribunal de Contas. E os deputados não são bobos de deixar de apoiar um deputado que valoriza, que vai para o Tribunal de Contas para somar, para apoiar um deputado que sempre falou mal do Tribunal de Contas, inclusive defendendo o fechamento do Tribunal de Contas. Fica aqui o meu desabafo e a confiança plena no governador Jerônimo, que tem a palavra que vai valer e é quem vai decidir”, declarou.