Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“O município não tem condições de arcar sozinho”, diz Sheila Lemos sobre fechamento de 20 leitos clínicos Covid

Random image
Foto: Blog do Sena

Vitória da Conquista possuía 78 leitos clínicos para o tratamento de pacientes com Covid-19. Desse total, 40 leitos foram alugados pela Prefeitura no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

No entanto, a notícia de que 20 dos 40 leitos clínicos alugados pelo Governo Municipal estão suspensos pegou a população de surpresa. Isso porque o resultado será uma sobrecarga no atendimento de outras unidades.

Os leitos clínicos alugados pela prefeitura eram pagos com o recurso do Governo Federal enviado ao município em 2020 especificamente para o combate da pandemia.  O munípio também paga por 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com verba da União. Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quinta-feira (10), a prefeita, Sheila Lemos (DEM), informou que os recursos não foram enviados agora em 2021 e que o município não tem condições de pagar sozinho. Ela afirmou que o motivo do fechamento dos 20 leitos clínicos é a falta de recurso.

“A última vez que nós recebemos recursos para o Covid foi no ano passado e no ano de 2021 não veio nenhum recurso do Covid do Governo Federal. Então nós não temos condições mais de ter 40 leitos bancados pelo município”, contou Lemos.

Já os outros 28 leitos clínicos assim como os  outros 60 leitos de UTI específicos para o tratamento da Covid-19 são financiados pelo Governo do Estado da Bahia. Sheila Lemos afirmou que o assunto já é de conhecimento de  Rui Costa (PT). Ela disse que solicitou  ao  governador que contratasse esses 20 leitos clínicos que foram desativados.

“Nós passamos o ofício a ele (governador) comunicando que não teríamos mais condições de bancar, pagar os 40 leitos clínicos Covid. E pedimos, solicitamos para ver se o próprio Estado poderia contratar estes 20 leitos que o município não poderia mais pegar. Ele ficou de analisar…”, explicou Lemos.

A prefeita ainda declarou que na manhã de hoje foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da secretária de saúde, Ramona Cerqueira, do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, para discutir possíveis soluções para o problema. Ela afirmou que aguarda o resultado dessa reunião.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também