A polêmica instaurada sobre como ficará o espaço onde funciona o Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista tem uma novidade todo dia. De um lado, a Prefeitura e a prefeita Sheila Lemos (UB) alega que será um grande prejuízo sair do espaço para que seja construído o novo Colégio Estadual Abdias Menezes, do outro lado, o Governo do Estado reforça que o espaço foi cedido ao município e que outro local já foi oferecido.
Nesta segunda-feira (16), o Blog do Sena conversou com o superintendente de Educação do Estado da Bahia, Ricardo Costa. Ele reforçou as alegações do Governo do Estado.
“Nós estamos falando de uma ação já anunciada, que a prefeita tem conhecimento desde o dia 1º de novembro. Em um primeiro momento, ela até concordou que esse equipamento que vai ser construído é muito importante, vai atender a juventude, é uma unidade de ensino que traz junto com ela uma série de equipamentos que será utilizada pelos estudantes e pela comunidade no fim de semana”, explicou.
O superintendente disse ainda que o Governo do Estado não quer acabar com o Complexo de Escuta Protegida. “Nós não estamos falando de acabar com o Complexo, nós preparamos um espaço, que é uma unidade de ensino desativada, para que o serviço possa acontecer lá. Inclusive, esse serviço foi iniciado em 2011, e contou com a colaboração do então governador Jacques Wagner”, relembrou.
O projeto do Governo do Estado é construir uma nova unidade de ensino que irá funcionar de forma integral, irá dispor de 36 salas de aula em três blocos distintos, além de dispor de um campo, piscina e outras instalações esportivas.
Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores na noite de hoje com a presença do superintendente, da diretora no NTE 2O, Lenira Figueiredo, e da prefeita Sheila Lemos. Ricardo afirmou que o Governo do Estado está disposto a dialogar com o município sobre a questão, mas que essa movimentação não foi feita pela prefeita.
”A gente só viu a politização da ação. Nenhuma discussão, nenhuma busca por diálogo por parte do município aconteceu até o momento. O Governo do Estado quer diálogo, é uma característica do governador Jerônimo Rodrigues dialogar. Na política é um ganha-ganha, que ganhe a população”, disse.
A previsão é que o edital para a construção do novo Colégio saia em breve, mas ainda não existe uma previsão para que a obra seja iniciada. Enquanto isso, a Prefeitura segue firme afirmando que não irá devolver o espaço, chegando a fazer um “abraço simbólico” em defesa da permanência do Complexo no atual terreno.