Em nota, o Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista falou sobre a informação divulgada pela Prefeitura de que o município disporia de menos leitos de UTI do que o Governo do Estado informou. De acordo com o partido, o prefeito tenta politizar a pandemia e causar um clima de desinformação contra o Governo do Estado.
A nota diz ainda que o prefeito foi “incompetente” em elaborar um protocolo de reabertura que seja consonante com os leitos disponíveis nos hospitais de referência no tratamento do Coronavírus no município.
Toda a polêmica foi causada após a Prefeitura informar que o governo municipal estaria cobrando esclarecimentos ao Governo do Estado, uma vez que o HCC estaria com menos leitos disponíveis do que teria sido divulgado.Contudo, tudo foi visto como uma tentativa de arrumar uma justificativa diante da possível necessidade de fechar novamente o comércio, uma vez que os casos de Coronavírus no município subiram vertiginosamente desde que o comércio não essencial foi reaberto.
Como a medida que pode ser extremamente impopular, especialmente entre os comerciantes, que constituem a maioria entre os apoiadores do governo Herzem Gusmão, o prefeito busca outras justificativas para um possível novo fechamento.
Confira a nota na íntegra:
A POLITIZAÇÃO DA PANDEMIA E O GOVERNO HERZEM
Mais uma vez a população de Vitória da Conquista assiste atônita e confusa a tentativa do governo municipal, chefiado pelo radialista Herzem Gusmão, em realizar um debate político no enfrentamento à pandemia causada pela COVID19.
Herzem e seu governo criam à todo instante um clima de desinformação beligerante contra o Governo do Estado da Bahia, contra os órgãos de controle social, como o Conselho Municipal de Saúde e obviamente contra a população de Vitória da Conquista.
Aliado do Bolsonarismo em Vitória da Conquista, Herzem utiliza a mesma estratégia do Genocida que hoje ocupa a cadeira de presidente: Causar confusão na população atacando os adversários políticos ou qualquer outra organização / instituição que não concorde com seus métodos e decisões utilizando-se para isso radialistas vendidos e grupos econômicos que se beneficiam hoje com as práticas do prefeito municipal.
O governo municipal mente para a população sobre os respiradores do HCC e comprova sua incompetência ao realizar um protocolo de reabertura do comércio sem, ao menos, realizar visitas aos hospitais que estão sendo utilizados como referência ao combate da COVID19.
A reabertura do comércio em período de aumento dos casos da COVID19 por conta de pressão externa, sem testagens suficientes, com dados subnotificados e sem um protocolo de retomada que atendesse a realidade do município é responsabilidade exclusiva do chefe do executivo.
É lastimável que num momento como este tenhamos á frente do Poder Público Municipal alguém que não demonstra a competência necessária para ocupar o cargo e que ao invés de se preocupar com a saúde do povo de Vitória da Conquista, permanece tentando criar instabilidade na relação com o Governo do Estado na tentativa de
angariar algum beneficio eleitoral em 2020.
Independente de coloração partidária, o Governo do Estado tem realizado em toda Bahia um trabalho sério de enfrentamento à pandemia com relações republicanas com a quase totalidade os prefeitos da Bahia, a exemplo do Prefeito da Capital e de Feira de Santana Em Vitória da Conquista, durante este período e apesar do governo municipal, o Governo do Estado garantiu investimentos que praticamente dobrou o número de leitos clínicos e de UTI na cidade.
A população de Vitória da Conquista não suporta mais tanta desinformação, polêmica e incompetência.
O papel do Poder Público Municipal neste momento é o de cuidar da vida das pessoas, garantindo ao povo condições de retomada das atividades econômicas e preservando a saúde de cada cidadão Conquistense, função esta que não foi cumprida nos últimos 03 anos pelo poder executivo do município com o desmantelo da estrutura municipal de saúde.
Vitória da Conquista, 21 de Junho de 2020.
Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista