A prefeita Sheila Lemos está prestes a enviar para Câmara de Vereadores mais um pedido de empréstimo. Dessa vez, o município irá buscar mais um empréstimo junto ao programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). Dessa vez, na ordem de R$ 160 milhões.
Em entrevista ao Blog do Sena, a gestora voltou a afirmar que o empréstimo atende a uma solicitação dos vereadores. “Tivemos uma reunião no gabinete, e os vereadores vieram com a proposta de um novo Finisa para que a gente pudesse já começar as melhorias na infraestrutura viária da nossa cidade. Um financiamento que fosse contemplar a zona urbana e também equipamento na zona rural. Nós fizemos a consulta à Caixa Econômica, a Caixa Econômica já deu o sinal verde, estamos mandando o projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores conforme solicitado pelos vereadores. Acredito que em breve estaremos recebendo o novo Finisa para trabalhar mais por Vitória da Conquista”, afirmou.
O novo Finisa provocou questionamentos e deve gerar muita polêmica, especialmente em relação ao limite de endividamento do município, uma vez que já foram tomados dois outros empréstimos junto ao programa, adquiridos na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. Além disso, Sheila já encaminhou um pedido de empréstimo junto ao banco internacional na ordem de R$ 400 milhões, que ainda precisa ser aprovado pelo Governo Federal.
Mesmo assim, a prefeita foi contundente em afirmar que o novo Finisa ou Finisa III ano inviabiliza o empréstimo internacional. “O empréstimo internacional está correndo em Brasília, agora em maio assina contrato, vai para o Ministério da Economia, Casa Civil, aprova com o aval da União, o dinheiro vem e nós vamos fazer os investimentos de macrodrenagem, novas vias na cidade. Então, o empréstimo internacional é macro e vai trazer novas vias de investimento na cidade”, avaliou.