Em Vitória da Conquista, capital do Sudoeste da Bahia, a disputa eleitoral para a eleição de prefeito já começou. Em toda a cidade, cerca de 2 pesquisas eleitorais avaliam a intenção de voto de 6 possíveis candidatos, sendo eles (em ordem alfabética): David Salomão (PRTB), Fabrício Falcão (PCdoB), Guilherme Menezes ( PT), Herzem Gusmão (MDB), Zé Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT). As pesquisas avaliam também a gestão de Herzem Gusmão, atual prefeito.
Conheça um pouco mais sobre os possíveis candidatos:
David Salomão – Advogado e ex-policial militar, ocupa uma vaga no legislativo conquistense desde 2017. Foi eleito pelo Partido Trabalhista Cristão ( PTC), mas em 2018 conseguiu autorização para mudar de legenda, filiando-se ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Ainda no ano de 2018, Salomão foi candidato a deputado federal. Apesar da votação expressiva em Conquista, não conseguiu ser eleito. O vereador tem como marca posicionamentos polêmicos, em 2017 foi destaque na mídia nacional após campanha em apoio à intervenção militar.
Fabrício Falcão – Geógrafo e deputado estadual em seu terceiro mandato consecutivo, iniciou sua militância política no movimento estudantil, e depois como liderança na Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (FETAG). Fabrício já foi vereador de Conquista por duas vezes, chegando a ser 1º Secretário e vice-presidente da Mesa Diretora. Em 2016 foi candidato, pela primeira vez a prefeito de Vitória da Conquista. O deputado já confirmou seu interesse em candidatar-se novamente. Ele se coloca como nome para acabar com a polarização Herzem Gusmão e PT.
Guilherme Menezes – Médico e uma das principais lideranças estaduais e nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), foi prefeito de Conquista pela primeira vez em 1997, tendo sido reeleito em 2000.Depois de três anos como prefeito, foi eleito deputado federal. Em 2012 foi reeleito no segundo turno a prefeito de Vitória da Conquista, vencendo seu adversário de oposição, Herzem Gusmão. Atualmente, Guilherme é representante do Governo do Estado da Bahia em Brasília.
Herzem Gusmão – Radialista e comentarista político, trabalhou durante décadas em grandes rádios de Vitória da Conquista. Enquanto locutor, ganhou destaque fazendo oposição ao governo Guilherme Menezes. Em 2012, foi candidato a prefeito, sendo vencido no segundo turno por Guilherme. Já em 2016, tentou novamente o pleito, desta vez contra o candidato Zé Raimundo (PT), e obteve êxito. Sua gestão ganhou destaque nacional pela transparência pública, no entanto, também acumula críticas e assuntos polêmicos como a derrubada de casas populares e caos no sistema de transporte público.
Zé Raimundo – Doutor em História Econômica e deputado estadual, ocupou o cargo de prefeito de Vitória da Conquista em 2002, sendo posteriormente reeleito. Zé Raimundo iniciou sua militância política nos anos 1960, em grupos jovens da Igreja Católica e do movimento estudantil. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 2016 foi novamente candidato a prefeito de Conquista, perdendo no segundo turno para Herzem Gusmão.
Waldenor Pereira – Economista, professor licenciado e deputado federal, foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) por dois mandatos. Foi eleito a deputado estadual no ano de de 2002 e reeleito em 2006. Na Assembléia Legislativa, foi líder do governo Jaques Wagner entre 2007 e 2010. Elegeu-se para o primeiro mandato de deputado federal em 2010. Waldenor Pereira foi duas vezes titular da Comissão Mista de Orçamento da União (CMO).