A Seleção de Vitória da Conquista não conseguiu evitar a derrota por 3 x 1 para a equipe de Itajuípe neste domingo (4), no Estádio Municipal Edvaldo Flores, em jogo válido pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador. Como o time itajuipense fez melhor campanha na primeira fase (cinco vitórias e um empate, somando 16 pontos e ficando em primeiro lugar no Grupo 12), ganhou a vantagem de disputar em casa a segunda partida do mata-mata.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira (7), no Estádio Humberto Badaró, em Itajuípe. O Vitória da Conquista precisa de uma vitória com pelo menos dois gols de diferença, para levar a disputa para os pênaltis. As penalidades também serão disputadas se o Vitória da Conquista vencer por 3 x 1, o mesmo resultado deste domingo. Para garantir a classificação direta para a terceira fase, os conquistenses terão de vencer com três gols ou mais de diferença.
“Eles foram melhores hoje nos noventa minutos. Nossa equipe não se encontrou e eles conseguiram fazer essa vantagem. Mas temos tudo para conseguir reverter na quarta-feira e trazer esse resultado para Vitória da Conquista”, justificou o treinador Nílson Paulista, após o final da partida. A orientação, agora, é que os jogadores descansem para viajar na terça-feira (6), à noite, para Itajuípe.
Mesmo que não vença no dia 7, a Seleção de Vitória da Conquista ainda poderá sonhar com uma vaga na próxima fase. O regulamento da competição determina que, das 40 equipes que atualmente disputam a segunda fase, classificam-se os vinte primeiros colocados, por méritos, e ainda outras 12 seleções que vierem logo em seguida na classificação e que tiverem somado mais pontos das duas primeiras etapas do campeonato – são os chamados “biônicos”.
Assim, mesmo que perca ou empate o próximo jogo fora de casa, Vitória da Conquista ainda poderá ter esperanças de estar entre as 32 classificadas para a terceira fase. É nisso que aposta o coordenador municipal de Esportes e presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres, Luciano Pina. Segundo Pina, o sonho do tricampeonato (Conquista venceu em 1979 e 1984) ainda existe. “Foi cumprido o primeiro objetivo, que era passar para a segunda fase. Agora, nosso objetivo é chegar entre as 32 classificadas para a próxima fase e, depois, lutar para chegar à final”, afirmou o dirigente.
Dos 32 times que disputarem a terceira fase, 16 vão se classificar para a etapa seguinte do mata-mata. O afunilamento vai prosseguir com a classificação de oito equipes para as quartas-de-final. Em seguida, restarão quatro para jogarem as semifinais. A partir daí é que vão se definir os dois times finalistas.