
A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista não terá participação feminina. A eleição para à presidência da casa foi realizada na sexta-feira (1), após a posse dos 21 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2020. Com 13 votos, Luís Carlos Dudé (MDB), foi eleito presidente da casa pela primeira vez.
Com Dudé na presidência do legislativo, os vereadores escolhidos para ocupar os cargos na mesa diretora foram: Hermínio Oliveira (Podemos), o 1º vice-presidente; o 2º vice-presidente é Orlando Filho; o 1º Secretário é Nelso Vieira Santos (Democratas) e o 2º secretário é Josenildo Freitas Nascimentos (PSC). Com essa composição, a nova mesa diretora da Câmara conquistense é 100% masculina.
Na última legislatura, a ex-vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) garantiu a participação das mulheres na mesa diretora. Além dela, na época que era vereadora, a ex vice-prefeita, Irma Lemos, chegou a disputar a presidência contra Gilzete.
Apesar de representar 54% do eleitorado, as mulheres ainda são minoria. Ao todo, foram empossados 19 homens, que terão participação de 90,48% no total. Apenas duas vagas pertencem as mulheres, que foram reeleitas, Lucia Rocha (MDB) e Viviane Sampaio (PT).