O atendimento das ocorrências pelo Samu 192 vem sendo alvo de críticas por parte da população de Vitória da Conquista. A demora para responder às ocorrências e até mesmo a recusa em atender alguns chamados é justificado pela escassez de ambulâncias para atender um grande número de ocorrências.
Nesta segunda-feira (31), o Blog do Sena entrevistou o secretário municipal de Saúde, o médico Vinícius Rodrigues. Segundo o secretário, o município já fez várias solicitações junto ao Ministério da Saúde para que fossem enviadas novas ambulâncias para a cidade.
“Tem cerca de 2 anos que nós registramos junto ao Ministério a necessidade de mais ambulâncias e de renovação da frota, não fomos atendidos. Estamos aguardando para liberarem mais ambulâncias para Vitória da Conquista. Liberaram para Jequié, mas Conquista, com a importância que tem a nível regional e estadual, não vem sendo atendida”, ponderou.
Sobre as solicitações de atendimento que foram recusadas, o médico explicou que o serviço é voltado para situações de urgência e emergência, como acidentes. “Dor na coluna, isoladamente, não é motivo de atendimento do serviço de urgência e emergência. O serviço de urgência e emergência é para atender acidente, infarto… No caso específico, houve uma comoção social porque ela caiu em um lugar públic. Já me reuni com a coordenação do Samu 192 e nós estamos sempre buscando melhorar. Vitória da Conquista é uma cidade gigantesca que vem ampliando a população e precisa ampliar o número de ambulâncias”, disse.
De acordo com o secretário, para que o atendimento fosse feito com folga, a cidade precisaria de pelo menos mais duas ambulâncias.