Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Nós estamos precisando de assistência da Prefeitura, porque nossas casas estão condenadas”, lamenta morador das Chácaras Guarani que perdeu tudo na enchente

Random image
Foto: Blog do Sena

Os moradores das Chácaras Guarani em Vitória da Conquista estão vivendo dias difíceis por causa dos alagamentos provocados pela chuva. Pelo menos 15 casas que ficavam em uma área de baixada do terreno foram completamente inundadas, destruindo moceis e eletrodomésticos e deixando os moradores desabrigados.

Foto: Blog do Sena

O local foi afetado pelo transbordamento da água da barragem de Itapirema, que corre ainda o risco de romper, como já visto em outras barragens do município.

Foto: Blog do Sena

O Blog do Sena esteve no local na tarde da última quinta-feira (30), primeiro dia de tempo mais firme após muita chuva, e constatou a situação de calamidade do local. As casas estão inacessíveis e os moradores improvisaram um barco com um geladeira para fazer a retirada de objetos que sobraram nos imóveis. As família foram encaminhadas para abrigos em escolas e creches municipais, outra parte está hospedada em casas de parentes.

Em entrevista à nossa equipe, Edson Lopes, que morava no local e tinha uma oficina, que também foi invadida pela água e teve 7 carros destruídos, lamentou a falta de assistência da Prefeitura. “Levaram o pessoal para um abrigo, eles estão sendo nem assistidos na questão da alimentação, porque está chegando muita doação, mas está faltando assistência por parte da Prefeitura, porque não vai a prefeita, não marcaram uma reunião…a gente quer saber como vai ficar, porque as casas estão condenadas. Pegaram o pessoal, como se fossem animais, e jogaram no abrigo só para dar comida. Ninguém é porco para viver só de comida”, reclamou.

Até o momento, a força-tarefa montada pela Prefeitura teve como foco retirar os moradores das áreas de risco e realocar os mesmos em locais seguro. Com o tempo mais estiado, os questionamentos são acerca do que vai ser feito com os desabrigados. “Queremos saber se vão colocar a gente em uma local seguro, ou de vão querer que a gente volte para essas casas que correm o risco de desabar”, questionou Edson.

As primeiras possibilidades levantadas são em torno de se fazer um cadastro com as famílias para que elas possam receber um aluguel social. A prefeita recebeu de 16 vereadores a renúncia de emendas impositivas, o que colocou à sua disposição cerca de R$ 9 milhões, referentes ao orçamento de 2022, para a reconstrução das áreas afetadas no município. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Cidadania, João Roma, estiveram em Vitória da Conquista ontem em reunião com a prefeita Sheila Lemos e representantes da Prefeitura, no entanto, nenhum resolução foi apresentada.

Confira a entrevista na íntegra: 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também