A primeira visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a Vitória da Conquista após as eleições municipais foi cercada por questionamentos acerca da vitória da prefeita Sheila Lemos (UB) no primeiro turno. A gestora venceu as eleições com mais de 100 mil votos, quase 60% dos votos válidos, no entanto, ela enfrenta um processo de inelegibilidade que está em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com duas candidaturas de sua base, Waldenor Pereira (PT) e Lúcia Rocha (MDB), Jerônimo não veio ao município no período eleitoral e também não manifestou abertamente seu apoio a um nenhum dos candidatos. Agora, o governador disse que está acompanhado o processo de inelegibilidade da prefeita reeleita.
”Nós estamos acompanhando o que a Justiça vai fazer. Estamos de olho. Eu espero que a Justiça coloque na balança o significado da Justiça de fato”, afirmou.
O comentário acontece no mesmo dia que Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu um parecer favorável à elegibilidade da prefeita. Agora, o processo volta para o relator, o ministro André Tavares, que vai emitir um parecer sobre o processo. Ele pode ainda conceder o recurso pedido pela prefeita, não conceder ou levar o caso para ser julgado no TSE.