O novo aeroporto de Vitória da Conquista terá o nome Glauber Rocha em homenagem ao cineasta, ator e escritor conquistense, considerado mundialmente como pai do Cinema Novo. O aeroporto será inaugurado no próximo dia 23, mas ainda há quem discorde do nome. Esse é o caso do vereador Álvaro Pithon (DEM). Em entrevista ao Blog do Sena, o edil continuou defendendo que novo equipamento deveria homenagear o engenheiro e ex-prefeito de Conquista José Fernandes Pedral Sampaio.
Segundo Pithon, além da contribuição de J. Pedral ao município, o político mereceria ser homenageado porque a planta do aeroporto foi elaborada por ele. “Fui eu que consegui a planta desse aeroporto. Uma planta que J. Pedral tinha feito há 40 anos atrás”, disse. “Entreguei a planta para o ex- governador Jacques Wagner com a indicação de quatro localidades: nos distritos de Cabeceira, Zé Gonçalves, Caiçara e o Pé de Galinha. Depois de uns 30 dias, Jacques Wagner mandou o coordenador da Derba me procurar para mostrar as localidades, fui na casa de Zé Maria e de Pedral e fomos. Depois de mais 30 dias, ele deu a resposta que foi escolhida Pé de Galinha”, contou.
O vereador também discorda da localização do aeroporto. “Não era para ser no Pé de Galinha. Lá em Zé Gonçalves o tempo fecha mais tarde. Essa era a opção de Pedral e também de outros técnicos”, disse.
No Congresso Federal houve vários Projetos de Lei divergentes sobre a nomeação do novo aeroporto: PL nº 2.627, de 2015, da Deputada Alice Portugal, e nº 8.215, de 2017, do Deputado Paulo Azi, propuseram denominá-lo “Aeroporto José Fernandes Pedral Sampaio”; PL nº 2.698, de 2015, do Deputado Valmir Assunção, propôs dar ao mesmo aeroporto o nome de “Aeroporto Jadiel Vieira Matos”, em homenagem a esse político conquistense, falecido em 1998; e o Projeto de Lei nº 6.595, de 2016, do Deputado Jorge Solla, pleiteou o nome de “Aeroporto Glauber Rocha”.
No entanto, a Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados optou por deixar a escolha do nome do novo aeroporto sob a responsabilidade do Estado da Bahia, visto que este já era responsável pela execução da obra desde 2015, por meio do Convênio de Delegação nº 97/2015 celebrado entre União e o Estado. ” (…) entendemos que a União não deveria utilizar o seu direito de denominar o complexo aeroportuário de Vitória da Conquista, uma vez que a sua gestão, assim como ocorre com dezenas de aeroporto brasileiros, foi transferida a outro ente da Federação. Nesse caso, ao se desobrigar da exploração do aeroporto, a União deveria também abrir mão da prerrogativa de lhe dar o respectivo nome supletivo”, dizia o relatório.
Em dezembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, o nome de Glauber Rocha para denominar o novo aeroporto. A proposta do nome de Glauber para o novo aeroporto foi uma iniciativa do deputado Zé Raimundo (PT), que dividiu a autoria com o deputado Fabrício Falcão (PCdoB).