A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista encaminhou para apreciação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que trata da permissão para que o Poder Executivo contratasse uma operação de crédito no valor de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O projeto foi encaminhado no dia 30 de agosto para ser apreciado em caráter de urgência pela Câmara.
O crédito foi solicitado por meio da linha de crédito de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento — FINISA. O crédito será destinado a financiar investimentos, com abrangência em pavimentações, drenagens e melhorias do sistema viário, requalificação de equipamentos esportivos e ampliação do aterro sanitário de Vitória da Conquista.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, o prefeito Herzem Gusmão convocou a população a cobrar dos vereadores a aprovação do projeto.
O Blog do Sena entrevistou o vereador David Salomão. O vereador afirmou que no que depender dele, o pedido não será aprovado. Ele lembrou do último recurso autorizado pela Câmara, que segundo ele não foi investido em prol da população.
O vereador citou e criticou a aplicação desse recurso nas intervenções feitas pela prefeitura reasfaltando pontos a cidade que já estavam asfaltados. Essa ação da prefeitura gerou críticas até mesmo de ex-aliados do governo.
“Os recursos ele só aplica onde não tem necessidade, por exemplo, aqui no Centro. Não aplica nas comunidades que mais precisam de recursos da Prefeitura. Está aí agora: asfalto em cima de asfalto”, disparou Salomão.
Em maio desse ano, a Prefeitura realizou uma obra de reasfaltamento da Praça Vitor Brito, que já havia sido asfaltada. Essa ação gerou críticas até mesmo de ex-aliados do governo.