A primeira sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista aconteceu nesta terça-feira (05), marcando o início dos trabalhos legislativos em 2025. Dentre os novos parlamentares, está o vereador Natan da Carroceria, do Avante, que estreia na política municipal com grandes expectativas para seu mandato, mas também sob a sombra de um processo judicial que pode resultar na sua cassação.
Em entrevista ao Blog do Sena, Natan demonstrou confiança no desempenho de seu mandato. “Eu tenho 20 anos que estou pronto, meu amigo. Estamos aqui, vamos encarar os problemas da cidade com o objetivo de resolvê-los e queremos ir atrás”, afirmou o vereador.
Questionado sobre os desafios que enfrenta antes mesmo da primeira sessão, ele mencionou sua esperança na jurisprudência e na justiça. Isso porque o Avante enfrenta um processo na Justiça Eleitoral sob acusação de uso de uma candidatura laranja na cota de gênero e envolve a candidatura de Gilvaneide Teixeira dos Santos, que teria sido registrada apenas para cumprir a exigência de 30% de candidaturas femininas, sem a intenção real de concorrer.
Caso a denúncia seja confirmada, o vereador pode ter seu mandato cassado, e a suplente Dra. Gabriela Garrido, do PV, assumiria a cadeira na Câmara. Decisões recentes da Justiça Eleitoral têm levado à anulação dos votos das legendas envolvidas nesse tipo de fraude, o que poderia impactar diretamente o mandato de Natan.
No entetando, o vereador afirmou que confia na justiça e espera um resultado favorável. “Acho que com a jurisprudência atual, essas causas têm sido julgadas muito a favor do candidato. Então, a gente confia na justiça e acredita que sairá de lá com a vitória”, declarou.
Por enquanto, Natan da Carroceria segue exercendo seu mandato enquanto aguarda os desdobramentos do caso na Justiça Eleitoral. O novo vereador destacou as pautas que pretende abordar na Câmara. Entre os temas, Natan evidenciou a sua preocupação com o meio ambiente e a infraestrutura da cidade. Ele ressaltou a importância da conscientização da população sobre a preservação do Lagoa das Bateias, segundo ele, um dos principais pontos ambientais de Vitória da Conquista.
“A defesa do meio ambiente é essencial. A gente pretende conscientizar a população sobre a importância desse trabalho. A Lagoa das Bateias é um cartão-postal da cidade, mas é preciso que a população também faça sua parte, pois ainda vemos muito lixo sendo descartado irregularmente por lá”, comentou.
Sobre sua posição política, o vereador frisou que sua atuação será focada nos interesses do povo, independente de alinhamentos partidários. No cenário estadual, o Avante integra a base política do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Questionado sobre qual será a sua posição na Câmara, o edil declinou e não revelou se fará parte da Bancada de Oposição ao governo Sheila Lemos (União Brasil) ou da Bancada de Situação. “Queremos defender o povo, independente de qualquer partido. Não somos apegados à ideologia política, mas sim à melhoria de vida da população”, disse.