Na última segunda-feira, 19, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a segunda etapa da Revitalização do Parque Municipal da Lagoa das Bateias.
A nova fase do projeto constitui a reconfiguração de toda a estrutura de lazer e esportes do Parque e será executada pela VCA Construtora.
Enquanto isso, servidores do Deserg continuam a executar a primeira parte da revitalização, com a retirada da vegetação que cobria todo o espelho d’água da Lagoa.
Em entrevista ao Blog do Sena, concedida na manhã deste sábado, 24, o coordenador do Deserg, Lucas Batista, afirmou que essa etapa será concluída em março.
“Já chegamos no bairro Santa Cruz, já está ali a parte da Vila Serrana. Você já pode contemplar a parte da Avenida Brumado. Isso tudo é fruto de gestão, de você acreditar no que você faz. Estamos em 78% e vamos chegar em 80% de retirada de materiais. No final de março, vamos estar concluindo essa parte de retirada de taboas e ficar dando a manutenção nas partes que precisam”, disse.
De acordo com o coordenador, com a finalização da retirada das taboas, todo o espaço estará pronto para a atuação dos profissionais da VCA Construtora.
A empresa foi contratada pela Prefeitura, por R$ 3 milhões, para realizar intervenções, como: Vila Esportiva, Vila Família, quadras de areia, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, redários, espaços exclusivos para a circulação de crianças e de animais de estimação, área especial para a contemplação da paisagem.
“Obra está a todo vapor. Nossos homens estão trabalhando dia, tarde e noite. O desafio é grande, mas é prazeroso. Quando a gente vê aqueles que não acreditam em nosso trabalho, mas nosso trabalho vai saindo fica mais fácil, porque a gente vê que as coisas vão andando. A aquele que não acredita, eu acredito”, disse Lucas.
A Lagoa das Bateias é uma das poucas áreas verdes na zona urbana de Vitória da Conquista. O espaço tem 503 mil metros e conta com várias nascentes, que são afluentes do Rio Verruga.
Apesar de ser um Parque Municipal, esgotos irregularidades são despejados na Lagoa. Na conversa com o Blog do Sena, Lucas Batista cobrou uma intervenção da Embasa para retirar essa esgoto do fluxo da Lagoa.
“Eu desafio a Embasa vir aqui comigo ver onde está os esgotos. Se você entrar ali na parte do Santa Cruz tem esgoto a céu aberto caindo na Lagoa. Se ela [Embasa] tirar o esgoto dali, com certeza a Lagoa das Bateias vai ficar mais plausível para a população conquistense usufruir. Não vou cansar enquanto não tirar esse esgoto daqui”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram