Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Não votei em prefeita não, votei para a melhoria da minha cidade”, diz Babão sobre voto a favor para empréstimo

A aprovação do empréstimo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) no valor de R$160 milhões junto à Caixa Econômica Federal, na Câmara de Vereadores com apoio dos três vereadores do PCdoB, gerou uma grande repercussão em Vitória da Conquista. Isso porque muitos eleitores e apoiadores do partido compactuam da ideia de que o valor milionário poderá ajudar a atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil) a se reeleger.

A discussão ganhou força nos últimos dias, principalmente nas redes sociais. Um dos vereadores que votou a favor do empréstimo foi Ricardo Babão, que mesmo sendo filiado ao PCdoB, partido que faz oposição a Sheila, vem votando a favor do Governo Municipal.

Em entrevista ao Blog do Sena nesta sexta-feira (9), Babão explicou que seu voto não foi contraditório já que votou favor pensando nas melhorias que o empréstimo pode oferecer para a população de Vitória de Conquista.“Eu acho que as pessoas têm que entender que voto que eu dei foi para asfaltar o Bateias II, foi para asfaltar o bairro Cidade Modelo, revitalizar a Avenida Brumado, Porto Seguro. Passei hoje e já tinha os topógrafos medido o Jardim Guanabara. Então,  eu votei contraditório seria eu votar contra o povo. Então, eu votei com toda confiança, com toda certeza que é para melhoria de Vitória da Conquista. Não votei em prefeita não, votei para a melhoria da minha cidade”, disse Babão.

Desde o começo da semana, quando a votação do parecer do empréstimo foi realizada na Câmara de Vereadores com 17 votos favoráveis, os vereadores do PCdoB vêm sendo questionados. Babão é um dos mais tem recebido críticas por estar sempre votando a favor dos Projetos de Lei de autoria de Sheila Lemos, mesmo a gestora ser considerada uma das próximas da extrema direita na cidade, enquanto o edil ocupa a Bancada de Oposição. Um desses projetos foi o que ficou conhecido como “Taxa do Lixo” que até hoje gera polêmica.

Apesar do histórico no seu atual mandato, Babão ressalta que não existe contradição em fazer parte da Oposição e votar a favor dos projetos de lei do Executivo, uma vez que, segundo ele, os projetos visam proporcionar melhorias para os moradores. De acordo com o edil, seu voto não é para a prefeita, mas sim, para o povo.

“Meu voto é a favor do povo. O projeto, todos os projetos que foram para Câmara, são projetos que vão beneficiar o povo. Eu nunca votei em projetos que não vai beneficiar o povo de Vitória da Conquista. Inclusive, teve projetos aí que as pessoas criticam que a gente votou, mas não foi contra o povo, foi uma Lei Federal. É só puxar Lei Federal, na época feita pela presidente Dilma e sancionada pela ex-presidente Bolsonaro e obriga todas as prefeituras a ter o projeto na cidade. Eu não voto na prefeita, eu já falei, eu voto pela cidade de Vitória da Conquista”, contou.

Apesar de votar a favor dos projetos da prefeita, Babão enfatizou que faz parte do PCdoB e que é fiel ao partido. Segundo ele, o seu principal líder, o deputado estadual Fabrício Falcão, o respeita. “Nós temos nossa grande liderança que é Fabrício Falcão, meu deputado federal Daniel Almeida, e eu desafio aqui em Conquista, qual foi o vereador que foi 100% PCdoB nas eleições. Qual foi o vereador que fez mais campanha para Jerônimo e para Lula do que eu?  Eu não tenho que dizer que sou esquerda ou direita, eu trabalho para o povo. Agora, eu estou no partido, no PCdoB, que respeita e me respeita e sabe o meu posicionamento. Eu não preciso aqui estar dando justificativa para pessoas que ficam idolatrando ou ficam achando que eu tenho que seguir aquela ideologia. A partir da gestão que assumi em 2020 minha opinião é do povo. Se o povo achar que eu tenho que votar, eu voto. O povo que vai decidir como eu devo caminhar”, contou Babão.

O vereador negou que sua saída do partido e afirmou que o seu destino na política quem determina são os eleitores e o seu líder político Fabrício Falcão. “Hoje estou na federação, eu sou do partido PCdoB. Eu estou acompanhando o meu partido. E eu só devo satisfação ao meu partido PCdoB, enquanto partido. Agora, enquanto vereador eu devo satisfação a população de Vitória da Conquista que em três eleições me deu credibilidade. Será que essas pessoas que votam em mim desconfiam da minha integridade, da minha honestidade, do meu caráter e do meu posicionamento? Eu não tenho pretensão de sair do PCdoB. O meu líder político hoje é Fabricio Falcão e é quem decide o meu destino”, finalizou.

O próximo projeto de autoria da Prefeitura de Vitória da Conquista é o Projeto de Lei nº 12/2023, que propõe permuta de bens imóveis públicos por particulares com a Vitória Empreendimentos e Participações LTDA-ME que  voltará a ser discutido no legislativo nos próximos dias. Tudo indica que os vereadores do PCdoB, inclusive Ricardo Babão, votem contrários ao projeto uma vez que o Diretório Municipal do PCdoB já se posicionou contra e ainda orientou todos os vereadores do partido a votarem contra. 

Veja a seguir a entrevista na íntegra:

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também