A eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores ganhou novos deliberados neste sábado (28). O nome de Ivan Cordeiro (PL) segue sendo o favorito para a disputa, que até o momento não possui nenhum outro candidato. Contudo, rumores da mídia local dão conta de um possível “racha” dentro da bancada de situação, justamente onde tudo parecia mais certo.
Cerca de 8 vereadores teriam apresentado ressalvas para votar em Ivan, que é o candidato favorito da prefeita Sheila Lemos. Bibia, Edivaldo Júnior, Lara Fernandes, Márcio de Vivi, Natan da Carroceria, Nelson de Vivi, Paulinho Oliveira e Subtenente Muniz teriam apresentado condições para votar no edil.
Por outro lado, pertencente à bancada de oposição, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) afirmou que não haverá recuo, que o apoio ao nome de Ivan está mantido e a busca será para que ele se eleja como presidente.
”Ivan Cordeiro tem 15 votos consolidados de vereadores que já fizeram compromisso e garantem que não arredam o pé, que estão firmes conosco. Então, são 15 votos garantidos. Então, Ivan Cordeiro pode ficar sossegado e será o próximo presidente da Câmara Municipal. A Câmara de Vitória e Conquista é uma câmara de vereadores valorosos que honram a palavra e os 15 vereadores que confirmaram e que deram a palavra a Ivan Cordeiro estão firmes. Então, com isso, eu considero uma eleição consolidada”, ponderou.
Além dos 8 vereadores, existe uma incerteza quanto a bancada petista, composta por 3 vereadores, dada à clara divergência política e partidária. Ivan já conseguiu estabelecer diálogo com alguns e garantir o apoio, no entanto, a certeza só virá no dia 1º de janeiro.
Sobre os 8 vereadores que não confirmaram o voto em Ivan, Luciano disse ver com normalidade a situação. “É lógico, é uma eleição de câmara, a câmara composta por 23 vereadores, Ivan Cordeiro quer o apoio dos 23. São mais 8 vereadores que também pleiteavam a presença da câmara, mas eleição de câmara é isso, às vezes dá e às vezes não dá, hoje a maioria se definiu em favor a Ivan Cordeiro, então nós estamos firmes, dia 1º de janeiro é eleger Ivan Cordeiro presidente da Câmara de Vitória da Conquista”.