Durante sessão na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (16), o discurso do vereador Alexandre Xandó chamou atenção e repercutiu na cidade. O edil fez duras críticas ao vereador e colega de bancada, Ricardo Babão (PCdoB).
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quarta-feira (16), Xandó explicou o motivo do seu posicionamento. Segundo ele, toda vez que faz uma denúncia sobre as irregularidades encontradas na Prefeitura, Ricardo Babão o ataca. A situação ficou ainda pior após o petista denunciar as doações estocadas e guardadas no Ginásio Raul Ferraz. O vereador do partido comunista teria acusado Xandó de estar fazendo teatro na Câmara.
“O colega Ricardo Babão, em regra o seu discurso é após o meu. E já há algumas sessões ele vinha me atacando pelas denúncias que venho fazendo da Prefeitura, a exemplo das cestas básicas estocadas, das doações estocadas. E o vereador por três sessões seguidas me atacou dizendo que eu estaria fazendo teatro na Câmara e que se eu quisesse aparecer eu deveria me inscrever no Big Brother”, contou Xandó.
Há alguns meses, o vereador Ricardo Babão vem votando a favor dos Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, como o da Taxa de Lixo, indo contrário a bancada de oposição a qual faz parte. Ele inclusive já vem sendo visto como um dos principais apoiadores da prefeita Sheila Lemos (DEM). Sobre essa situação, Xandó explicou que não é problema ele defender a Prefeitura, mas que ele deveria ser coerente com os seus posicionamentos e ainda sugeriu a mudança de bancada.
“Na verdade, a minha fala foi uma resposta ao vereador, que ainda não tinha tido essa oportunidade. Eu acho que o vereador tem o direito sim de estar apoiando a prefeita. Mas, se ele quiser fazer isso, que ele então seja coerente com o que vem defendendo. Porque hoje, inclusive, ele defende mais a prefeita do que a maioria dos vereadores da situação, então que ele seja coerente com o que ele vem fazendo e que ele deixe a bancada de oposição e vá para a bancada de situação”, declarou.
Xandó ainda revelou que tem pessoas que o procuram querendo entender o motivo de um colega de bancada o atacar mais que um da bancada de situação. Para o vereador do PT, a população está ficando confusa em relação a postura de Babão. “Para a população, fica uma situação muito constrangedora, as pessoas falam: – Poxa Xandó, a pessoa que é da mesma bancada, que que é a sua, a bancada de oposição, te ataca mais do que os vereadores que são da base do governo? Então nesse sentido, a nossa fala foi uma resposta a esses ataques que a gente vem sofrendo”, disse.
De acordo com o segundo vereador mais votado das Eleições Municipais de 2020, a oposição faz um trabalho de fiscalização do Governo Municipal. Mas, que sabe parabenizar o que está sendo realizado corretamente. “Nós fazemos oposição. Oposição ao que está errado, ao que está certo a gente parabeniza, mas não fico com demagogia de que é simplesmente uma oposição com responsabilidade. O que a gente faz é um trabalho de fiscalização da Prefeitura, de denunciar o que está errado e parabenizar o que está correto”, contou Xandó.
A bancada de oposição da Câmara de Vitória da Conquista vem sofrendo baixas. Além de ser minoria, a bancada ainda perdeu mais força com a saída de Chico Estrella (PTC) para assumir a liderança do governo Sheila Lemos. Além disso, ultimamente, dois vereadores do PCdoB, partido que integra a bancada de oposição junto com PT, vem votando junto com a bancada de situação alguns Projetos de Lei do Governo Municipal. São eles; Ricardo Babão e Luciano Gomes.
Sobre esse cenário, Xandó também deixou sua opinião, ao justificar seu discurso. “Na verdade não se trata de um discurso raivoso. Nós temos uma situação na Câmara em que infelizmente a oposição foi se esfacelando ao longo do tempo. Nós tínhamos o operador Chico Estrella, fazia parte da oposição e passou a ser o líder da prefeita. Nós tivemos a criação em determinado momento do Bloco por Conquista, que mostrou uma perspectiva de bloco independente, mas que acabou se alinhando também como base da situação. E infelizmente, nós temos colegas vereadores que podem fazer uma opção por não estar atuando enquanto oposição de fato, apesar de formalmente estar na oposição”, finalizou.