Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Não pode chegar tratorando, passando por cima”, diz vereador Valdemir Dias após proposta de audiência mista para debate da “taxa do lixo” ser derrubada

Random image

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira (12), vereadores da Bancada de Oposição solicitaram a realização de uma sessão mista para debater o Projeto de Lei que institui a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos, conhecida como “Taxa do Lixo”.

Para os vereadores contrários a aprovação do PL,  a pauta precisa ser debatida com a população. No entanto, o  prazo de 48h do regime de urgência para a realização de mudanças no projeto foi finalizado hoje. Além disso, a proposta de uma  audiência mista para ouvir a população foi derrubada pela Bancada de Situação. 

O vereador Valdemir Dias (PT), líder da Bancada de Oposição na Câmara, criticou a postura e posicionamento dos vereadores da base aliada da Prefeita Sheila Lemos (DEM). Segundo ele, a Câmara é um espaço de debate e muitas dúvidas acerca do projeto precisam ser esclarecidas. 

“Nós fomos eleitos para debater, nós temos horários aqui para começar a sessão, mas não tem horário para terminar. Nós temos que debater e exaurir todas as dúvidas. Infelizmente, uma pena que foi derrubada a nossa proposta da sessão mista para discussão do projeto de taxa e lixo”, disse o edil.

Durante a sessão,  a Bancada de Situação apresentou, como inclusão de pauta, a emenda que propõe a isenção do imposto para famílias que ganham até seis salários mínimos. No entanto, o vereador Valdemir levantou questionamentos sobre como o Governo Municipal irá fiscalizar e regulamentar o PL. Para ele, pontos importantes precisam ser discutidos e não impostos. 

“É isso que nós estávamos propondo, esse debate, de como vai se dar isso, se a prefeitura vai ter perna para fiscalização e como vai ser regulamentada essa situação. Então, todas essas situações nós precisamos amarrar, não podemos aprovar o projeto a toque de caixa. Essa é a casa do debate, então nós precisamos abrir a bancada de situação, precisa compreender que o debate é salutar, não pode chegar ´tratorando´, passando por cima, pedindo regime de urgência para correr com o projeto de forma que o toque de caixa seja aprovado nessa casa”, finalizou.

O assunto ainda está gerando polêmica dentro e fora da Câmara de Vereadores.  O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) entrou com um pedido liminar requerendo um mandado de segurança junto à Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista, contra a “Taxa do Lixo” em razão de irregularidades no Projeto.  No pedido, o parlamentar argumenta que a instituição deste regime fere a Lei Orgânica do Município ao desrespeitar as devidas fases de tramitação do Projeto de Lei (PL). O pedido liminar ainda não foi apreciado. Caso seja aceito, o debate acerca da implantação da taxa terá novos desdobramentos. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também