A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista divulgou uma mudança no horário de funcionamento, adotando o regime de “turnão” para alguns órgãos a partir da próxima segunda-feira, 18 de setembro. No entanto, o secretário de saúde do município, Vinicius Rodrigues, assegura que a população não será prejudicada com essa medida.
De acordo com o Decreto Municipal nº 22.803, a SMS adotará um turno único de seis horas diárias, mas com exceção de serviços essenciais que prestam atendimento à população e não podem ser descontinuados. Alguns serviços, que entrarão no regime de “turnão”, serão operados entre as 8h às 14h.
As unidades de saúde da cidade, por sua vez, continuarão funcionando em dois turnos, em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.436/2017. Além disso, as Farmácias da Família I e II manterão o horário normal de 8h às 16h30, sem interrupção para o almoço. Confira as informações completas no site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista clicando aqui.
Vinicius Rodrigues, secretário de saúde, enfatiza que essa mudança foi planejada para não afetar negativamente a população: “Os serviços foram estudados com base no decreto da Prefeitura para que a gente possa adequar os horários e funcionar da melhor maneira possível de forma a atender bem a população”, afirmou o secretário em entrevista ao Blog do Sena.
Ele também destaca que a divulgação dos horários de funcionamento será feita de forma ampla para garantir que todos tenham acesso às informações necessárias: “A população toda vai ter acesso aos horários de funcionamento para que realmente a gente possa, da melhor forma possível, atender a população sem prejudicar a saúde. Então, não haverá prejuízo”.