O programa municipal Saúde Renovada entregou o posto de saúde da Gameleira, zona rural de Vitória da Conquista, revitalizado, na última sexta-feira (16). O momento foi oportuno para que questões sobre a saúde no município fossem debatidas.
Ao Blog do Sena, o secretário Vinícius Rodrigues falou sobre os gargalos enfrentados. “A atenção básica, nós aumentamos o atendimento, temos atendimentos em todas as unidades. Conquista nós temos um problema na rede de urgência e emergência, a gente sabe que Conquista é muito grande, a gente precisa de mais UPA’s…. Nós temos uma cultura brasileira d e procurar o pronto socorro, a gente tem a porta de entrada da UPA, da Santa Casa, do Unimec, além da materno-infantil do Esaú Matos, para toda a região, que a gente sabe que não é só Conquista”, ponderou.
O secretário afirmou ainda que estão sendo feitas as cobranças nas esfera estadual e federal para que o atendimento possa ser assegurado. “A gente vem conversando com as diversas instâncias para saber o que pode ser feito, as cobranças vêm sendo feitas para as instâncias superiores para que possa atuar em cima disso. A nossa parte com os contratos com o Unimec e a Santa Casa, vem novidades por aí para que a gente possa melhorar ainda mais a Saúde”, disse.
Por fim, Vinícius disse que não há falta de médico nos postos de saúde. “Não tá faltando médico em posto de saúde nenhum. O que pode ter havido é uma janela, por conta de médicos que saíram, passaram em alguma residência, mas falta de médico não há”, assegurou.