Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Não existe culpado”, diz Ramona sobre falta de vagas para hemodiálise e fala de ação em parceria com o Governo do Estado

Random image
Foto: Blog do Sena

Pacientes renais com indicação de hemodiálise estão ocupando leitos da UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).  A situação é consequência da falta de vagas em clínicas de hemodiálise que são contratadas pela Prefeitura para realizar os atendimentos. 

Várias denúncias chegaram até o Blog do Sena sobre o problema que vem acontecendo há mais de dois meses. De acordo com as denúncias, mais de 10 pacientes ainda estão na fila aguardando o tratamento. Em entrevista ao Blog do Sena nesta segunda-feira (12), a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, disse que não existe um culpado, após ser questionada se o problema é de responsabilidade da Prefeitura ou do Governo do Estado. E afirmou que os governos, Municipal e Estadual, estão trabalhando juntos para resolver o problema. 

Não existe culpado. O que existe neste momento é uma ação conjunta da Prefeitura junto com o Governo do Estado, a gente entende que nós temos dois prestadores aqui no município para atender essa população, mais de 600 pacientes deveriam ser atendidos”, disse. 

Segundo Ramona, esse problema vem sendo registrado em todo o Brasil devido a falta e o aumento do valor dos insumos. “Os insumos estão bem escassos a nível de Brasil, não é só a nível de Vitória da Conquista, essa é uma onda que está acontecendo em todo Brasil, com  algumas clínicas já fechando devido o aumento desses insumos que nós temos. A gente sabe que o soro fisiológico a gente tinha em torno de R$3,00 e hoje está em torno de R$18,00 o que faz com que as clínicas não tenham condições de comprar”, explicou Cerqueira. 

Atualmente, a Prefeitura de Vitória da Conquista mantém contrato com duas clínicas para prestar o serviço de hemodiálise para mais de 600 pacientes. São elas: a Clínica URO – Instituto de Urologia e Nefrologia Limitada- e Nephron- Nephron Serviços de Hemodiálise Limitada-. De acordo com a secretária, os dois contratos estão vigentes e que todos os pacientes estão recebendo atendimento. 

“Neste momento todos eles estão sendo atendidos. Nenhum está fora de hemodiálise neste momento. A Uro e a Nefro, os contratos se matém. A gente espera que esses prestadores sigam o contrato que foi estabelecido já há algum tempo, e que nada foi mudado, atendendo essa regulação estadual para que esse paciente saia do Hospital Regional de Vitória da Conquista para  dentro das clínicas”, ressaltou.

Ramona ainda contou que não recebeu nenhum comunicado oficial do HGVC comunicando a situação. Mas, informou que ofícios foram feitos pela Prefeitura e encaminhados para o Ministério Público e para o Governo do Estado explicando a situação em Vitória da Conquista

“Eu não recebi nenhum comunicado oficial, nenhum ofício do Hospital de Base. Mas, a gente vai trabalhar em conjunto, já estamos encaminhando a lista dos pacientes da região que estão sendo atendidos em Vitória da Conquista para a Sesab (Secretaria Estadual De Saúde). Fizemos já o encaminhamento do ofício e já encaminhamos também um ofício explicando a situação de Vitória da Conquista. O que a gente espera é que o estado colabore, fazendo essa parceria também com esses prestadores para que a gente possa atender toda essa população”, finalizou. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também