Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Não admitiremos! É Lei e tem que ser feriado”, dispara Dudé sobre feriado de Corpus Christi em Conquista

Random image
Foto: Blog do Sena

Como o Blog do Sena antecipou, a divulgação do horário especial do funcionando do comércio de Vitória da Conquista em junho gerou polêmica na cidade. Isso porque, de acordo com o calendário divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta segunda-feira (22), no feriado de Corpus Christi, 8 de junho, as lojas abrirão das 8 h às 14h.

De acordo com o calendário, as lojas abrirão no dia 8 de junho, mas em horário reduzido. No entanto, o funcionamento do comércio no feriado católico vai de encontro a emenda à Lei Orgânica Nº 01/2022 de 3 de agosto de 2022, aprovada pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, com unanimidade, e sancionada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

O líder do governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB), repudiou a atitude da CDL. Em entrevista ao Blog do Sena nesta quarta-feira (24), o edil afirmou que não entendeu o porquê que a CDL definiu o dia 8 de junho como dia de trabalho, mesmo em horário reduzido.

“É feriado. São cinco feriados municipais e Corpus Christi é um deles. Então, discutimos aqui, fizemos a emenda na Lei Orgânica e a prefeita Sancionou feriado municipal. Eu não entendi porque que a CDL como comércio aberto, mesmo que seja das 8h às 14 horas, ne? Nós não podemos admitir dessa forma”, explicou Dudé.

Segundo o Dudé, uma ação de repúdio seria entregue a CDL. Mas, a pedidos dos colegas vereadores, Valdemir Dias (PT) e Chico Estrela (PTC), decidiu aguardar. Mas, reafirmou, com ênfase, que o Dia de Corpus Christi é feriado em Vitória da Conquista e pediu que CDL respeitasse os cristãos.

“Inclusive tinha proposto uma ação e uma ação de repúdio. Houve a solicitação da retirada, pelo líder da oposição, o vereador Valdemir, e o vereador Chico Estrela para o diálogo. O diálogo, a gente vai deixar bem claro: nós não entendemos que o comércio deva ser aberto nesse feriado de Corpus Christi. É preciso ter respeito! Sobretudo, com a crença das pessoas”, enfatizou.

Até o ano passado, o feriado de Corpus Christi em Vitória da Conquista era facultativo. Mas, com a lei municipal, Dudé explica que o feriado é obrigatório. Segundo ele, essa conquista é uma luta antiga da comunidade católica do município e solicitou que a CDL cumpra a lei municipal.

“Que eles possam entender e fazer essa retirada dessa abertura do comércio no próximo dia 8. O Dia de Corpus Christi é sagrado para todos nós. A gente vem de uma luta muito grande em relação a isso. Então, eu espero a compreensão da Câmara dos Dirigentes Lojistas em relação a essa questão. E nós não admitiremos. É Lei e tem que ser feriado. Cristão que é cristão não trabalha no Corpus Christi”, finalizou.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também