Na primeira noite após a divulgação do Decreto nº 21.348, prublicado ontem (31), no Diário Oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista, que proíbe pistas de danças nos bares, um estabelecimento foi flagrado realizando uma roda de forró, no bairro Candeias, na noite desta quarta-feira (1).
De acordo com a apuração do Blog do Sena, o bar disponiblizou música ao vivo, com direito a zabumba, sanfoneiro, além do cantor, e ainda liberou os clientes dançarem no espaço. Até ingressos para a festa foram vendidos antecipadamente.
O problema é que, apesar da liberação para músicas ao vivo, os bares ainda não têm autorização do governo municipal para realizarem momentos de dança. Além de gerar aglomeração, já que as pessoas que estavam dançando ficaram bem próximas uma das outras, ainda não foi obedecido o distanciamento das mesas.
Na foto, ainda é possível ver , além das mesas bem próximas, que muitos clientes não estavam usando máscaras. Apesar da sensação de normalidade, com a queda na taxa de ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na quantidade de casos ativos e óbitos por Covid-19, a pandemia ainda não acabou em Vitória da Conquista, nem em lugar algum do país. Mesmo algumas pessoas afirmarem que estão cansadas do vírus, e não cumprirem as normas estabelecidas pelas autoridades, o vírus ainda não se cansou da população. Principalmente com o surgirmento de novas variantes ainda mais resistentes como a Delta que já circula em território baiano.
Apesar de algumas flexibilizações, tanto do governo municipal quanto do governo do estado, os estabelecimentos comerciais ainda são obrigados a seguir algumas medidas de prevenção contra a disseminação do coronavírus, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. Essas medidas, além da vacina, ainda são as principais armas para vencer o vírus que só em Vitória da Conquista vitimou 611 moradores.