Desde que começou a funcionar no dia 1º de janeiro de 2025, muitas dúvidas surgiram sobre o Sistema Muralha Digital, em Vitória da Conquista. Por isso, o Blog do Sena traz informações detalhadas para esclarecer o funcionamento e as infrações capturadas pelas câmeras, com base nos dados fornecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A Muralha Digital começou a operar de forma definitiva no dia 16 de janeiro de 2025, após um período educativo voltado à orientação dos condutores. O sistema conta com 50 câmeras de videomonitoramento e nove equipamentos de fiscalização eletrônica, operando 24 horas por dia para garantir maior segurança no trânsito e vigilância urbana.
As câmeras estão instaladas em vias estratégicas, levando em consideração o volume de tráfego e os índices de acidentes. Os locais que contam com fiscalização eletrônica e os respectivos limites de velocidade são: Avenida Laura Nunes – 40 km/h; Avenida Vivaldo Mendes – 40 km/h; Rua Siqueira Campos – 40 km/h; Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR) – 50 km/h; Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – 50 km/h; Avenida J. Pedral (dois pontos) – 50 km/h e Avenida Frei Benjamim – 40 km/h.
Além disso, as avenidas Integração, Presidente Vargas, Brumado e Paraná contam com videomonitoramento e tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para identificação de placas de veículos.
De acordo com a Semob, as infrações que podem ser flagradas pelas câmeras incluem excesso de velocidade; avanço de sinal vermelho; uso de celular ao volante; não utilização do cinto de segurança; não utilização do capacete por motociclistas e estacionamento irregular. Todas essas infrações são passíveis de multa, conforme determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por isso, é importante o condutor ficar atento.
Além da fiscalização de trânsito, as imagens captadas podem ser utilizadas pelas autoridades policiais para investigações criminais, mediante solicitação. Atualmente, 36 câmeras estão em funcionamento, e os 14 equipamentos restantes serão ativados em breve.
Ainda segundo as informações divulgadas pela Semob, desde a implementação do Muralha Digital, houve um aumento de 32% nas infrações registradas nos primeiros 15 dias de janeiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. As infrações mais comuns incluem conversões e estacionamentos em locais proibidos.