A partir desta quarta-feira (05), Vitória da Conquista passa a contar com Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. O equipamento foi entregue através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado entre a empresa Torre Construções, a Prefeitura, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da Bahia.
O galpão conta com 3.120 m², sendo 2.000 m² de área construída, além de estacionamentos sendo fruto de um investimento de mais de 1 milhão de reais.
Além do investimento, a Torre também vai oferecer assistência técnica por 12 meses, capacitando catadores e catadoras que utilizarão o espaço. Com a inauguração, a gestão de resíduos sólidos no município deve ser aprimorada, bem como as condições de condições de trabalho e renda para as famílias que dependem dessa atividade.
A empresa já tem sido responsável por ações que visam educar a comunidade sobre a forma correta de armazenamento e descarte do lixo doméstico e de materiais volumosos, como como móveis de grande porte e entulho em geral, evitando que isso seja feito em praças ou terrenos baldios.
A administração do novo equipamento será feita pela Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Acres), com suporte técnico da empresa Torre Construções e supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
O Blog do Sena esteve presente na cerimônia de entrega que contou com a presença da prefeita Sheila Lemos (UB), vereadores, representantes do MPF, da defensora pública Kaliane Gonçalves, catadores e também do secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo.
O secretário celebrou a entrega do novo equipamento. “É o pontapé inicial para a coleta seletiva em nosso município. Brevemente isso irá se estender para outros bairros com a colocação de galpões como esses”, disse.
O Centro de Triagem fica localizado na Av. Vladimir Herzog, nº 850, bairro Boa Vista. Com o espaço, a ideia é diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros, como também transformar resíduos em recursos, contribuindo para a economia local e para a geração de renda entre os catadores.