É com muito pesar que a coordenação local da União Nacional LGBT (UNA) lamenta a morte da companheira Raphaela Souza. Rafaela foi assassinada na noite desta quarta-feira, 14 de novembro, nas imediações de sua residência, no Bairro Miro Cairo em Vitória da Conquista BA.
Sendo travesti, Raphaela iniciou a sua militância no grupo “Safo”, coordenando a Parada LBGTT da cidade. Fundou o grupo “Finas” e atuou como Conselheira na Coordenação Estadual para causas da população LGBTT. Ela trabalhou no desenvolvimento social da Coordenação LGBT , Bolsa Família. Trabalhou na UPA como técnica em enfermagem e era assistente social.
Ao mesmo tem que lamentamos a sua morte, repudiamos todo o tipo de violência contra mulheres e homens transgênero, gays, lésbicas e outras identidades.
A morte de nossa companeira so demonstra o quanto nossa sociedade está estruturada na violência contra a diversidade LGBT e a necessidade de se aprofundar em debates políticos e ações sociais para combater o preconceito e a discriminação direcionadas a esta população. Nós, LGBTs estamos sendo silenciadas e mortas muitas vezes por questões relacionadas a nossa vulnerabilidade social, pois não nos enquadramos no modelo social capitalista que é posto para a sociedade, desta forma ficamos na margem e estigmatizadas!
Ainda que tentem calar a nossa voz, mesmo em silêncio, gritaremos.
Chega de violência e extermínio da população LGBTT.
15 de Novembro de 2018
Coordenação UNA LGBT Vitória da Conquista