O representante do movimento Duplica Sudoeste, Zé Maria Caires, juntamente com o advogado e um dos articuladores do movimento, Rafael Nunes, se reuniram nesta sexta-feira (24), com o presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião – CIVALERG e prefeito de Licínio de Almeida, Doutor Fred, e com o assessor especial do governador Jerônimo Rodrigues na Região Sudoeste, Doutor Pedrinho.
O objetivo da reunião foi reunir forças em torno da viabilização da obra que visa a duplicação do trecho da BR-116 que vai de Cândido Sales a Jequié.
Em entrevista ao Blog do Sena, doutor Pedrinho afirmou que pretende levar essa demanda ao Governo do Estado o quanto antes. “Assim como a BR-101, a BR-116 é prioridade para o governador Jerônimo Rodrigues. Nós sabemos da importância dessa para todos os municípios da Bahia cortados por ela. A gente espera sentar com o governador para levar essa demanda, e poder começar, enfim, a duplicação da Rio Bahia”, disse.
Para o presidente do Civarleg, a obra tem uma importância nacional. Ele disse esperar trazer mais prefeitos para buscar a duplicação. “A duplicação da BR-116 é uma obra que beneficia não somente os municípios que são cortados pela rodovia, mas todos que estão no entorno, sendo mais um vetor de crescimento da Região Sudoeste. Há uma movimentação política não só dos prefeitos, mas dos parlamentares, porque é um pleito legítimo da população do Sudoeste”, ponderou.
No próximo mês, o presidente da VIABAHIA, que seria responsável pela obra, virá a Vitória da Conquista. O movimento espera agora apresentar essa demanda com maior força política. Para Zé Maria, o apoio do Governo do Estado será um grande diferencial nesse momento. “Jerônimo já esteve conosco na campanha e assinou que compraria essa briga. Uma coisa é um grupo chegar em Brasília pedindo isso, outra coisa é chegar com o governador. Nós temos uma pauta que já está agendada a reunião com o governador, uma audiência com o presidente da VIABAHIA e uma reunião com o ministro dos Transportes Renan Filho. A coisa está andando”, avaliou o empresário.
Em 2022, uma audiência sobre a duplicação da BR-116, no entanto, em razão da pandemia, a VIABAHIA não mandou um representante.
Confira a entrevista: