O premiado publicitário baiano José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, morreu nesta segunda-feira (16). A morte aconteceu às 4h40 no Hospital Sirio Libanês, em São Paulo onde o publicitário estava internado.
Famoso por marcantes campanhas, Duda Mendonça revolucionou a publicidade política no Brasil trazendo novos elementos gráficos, musicais e conteúdos densos para os debate.
Em 1985, organizou a campanha vitoriosa de Mário Kertész para prefeito. A campanha foi premiada com o ‘Top de Marketing de Melhor Campanha Política’ do país. Em 1992, Duda Mendonça repetiu o feito, coordenando a campanha de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo. Usou o mesmo coração da campanha de Kértesz e ganhou projeção internacional.
Em 1999, foi contratado para uma missão quase impossível. Tentar eleger o presidente argentino Carlos Menem, que enfrentava uma enorme crise de rejeição. A vitória veio e também o pedido que, na eleição seguinte, coordenasse a campanha de Eduardo Duhalde, sucessor à Casa Rosada.
Em 2002, viveu seu auge, ao coordenar a campanha que conduziu Lula (PT) à presidência do país, após três tentativas frustradas do petista (1989, 1994 e 1998).
Em 2012, Duda Mendonça foi absolvido no Supremo Tribunal Federal das denúncias do Mensalão. Duda Mendonça deixa 5 filhos, 2 enteados e esposa.