As aulas semipresenciais da rede estadual de ensino retornaram desde o dia 26 de julho, para os alunos do ensino médio, e do ensino fundamental no dia 9 de agosto em toda a Bahia.
Além do dilema em relação às denúncias de falta de medidas para garantir a segurança contra o novo coronavírus, os alunos também estão enfrentando a falta de transporte escolar. Essa é a situação dos alunos do Distrito do Iguá, zona Rural de Vitória da Comquista.
Em contato com o Blog do Sena, nesta quinta-feira (2), uma mãe de aluno denunciou a situação. De acordo com ela, os alunos que estudam na Escola Anísio Teixeira, tiveram o transporte escolar até o início da pandemia. Mas, para os outros alunos de outras escolas nunca foi ofertado o serviço.
“A gente está com um problema muito grande aqui. Por que os alunos daqui, da rede estadual, não está tendo transporte. No início de 2019 ainda teve para a escola Anísio, até começar a pandemia. Mas, para os outros colégios nunca teve que transporte”, disse a mãe.
Após quase 1 ano e 5 meses sem aulas presenciais devido a pandemia, as aulas retornaram. No entanto, os alunos do Iguá estão sem o transporte escolar. “E agora que voltou, estamos dando um jeitinho para poder pagar a passagem para os alunos irem para a escola, sendo que é direito do aluno”, disse.
De acordo com os artigos 10, inciso VII e artigo 11, inciso VI, da Lei de Diretrizes e Bases da Educacão Nacional, compete aos Estados assumirem o transporte dos alunos matriculados na rede Estadual e aos Municípios o transporte dos matriculados na rede municipal respectivamente.