Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Moradores denunciam descarte ilegal de entulho e lixo em rua recém asfaltada no Jardim Guanabara

Random image

O descarte irregular de lixo e entulho tem se tornado um problema cada vez mais frequente em Vitória da Conquista. O Blog do Sena registrou mais um ponto crítico na cidade: a Rua D, no bairro Jardim Guanabara, recentemente asfaltada com recursos do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

A via está praticamente intransitável por conta do acúmulo de resíduos deixados indevidamente por moradores e carroceiros. Mesmo com placas proibindo o descarte, o local se transformou em um verdadeiro lixão urbano. Pneus velhos, móveis quebrados, restos de construção e lixo doméstico se acumulam à margem. O que chama mais ainda atenção, é que o lixo chega a ficar no meio da via.

O cenário preocupa moradores, que denunciam o mau cheiro, a presença constante de insetos e o risco à saúde pública, principalmente pelo acúmulo de água parada, que pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Apesar dos esforços da Prefeitura Municipal, que realiza coletas regulares por meio da empresa Torre Empreendimentos, o problema persiste. Segundo informações da  Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), a limpeza é feita quase semanalmente, mas poucos dias depois o lixo já começa a se acumular novamente.

Além dos riscos sanitários, o descarte irregular compromete o meio ambiente, obstrui bueiros, agrava os problemas de drenagem e contribui para o desgaste da malha viária. A prática, infelizmente comum em diversas regiões da cidade, tem impactos diretos na qualidade de vida da população e nos cofres públicos, que precisam destinar recursos recorrentes para tentar conter o problema.

O descarte correto, no entanto, é possível e acessível. A Sesep disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que recebem gratuitamente pequenos volumes de entulho e resíduos da construção civil  até 2m³ por vez. Esses pontos estão espalhados em bairros como Vila América, Urbis VI, Santa Helena, Campinhos, Jurem, Conveima entre outros. Além disso, o programa Cata-Bagulho faz o recolhimento de móveis, eletrodomésticos e outros itens de grande porte diretamente nas casas, conforme agendamento.

A população também pode ajudar denunciando pontos de descarte irregular ou flagrantes de crime ambiental pelos telefones (77) 3420-7008 ou (77) 3420-7028, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Ou utilizar o canal de atendimento da Ouvidoria, acessível através do site da Prefeitura de Vitória da Conquista – PMVC ou do telefone (77) 3429-2600. Também é possível dirigir-se à sede da Ouvidoria, localizada na Rua João Pessoa, 480. 

De acordo com o Código Municipal de Polícia Administrativa (Lei Municipal nº 695/93), o descarte do entulho deve ser feito pelas pessoas responsáveis por produzi-lo. A mesma legislação prevê autuação e multa a quem fizer o descarte nas vias públicas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também