Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Moradores da zona rural reclamam de reajustes seguidos do preço da passagem de ônibus; Prefeitura diz que é ilegal

Random image

Quem mora na zona rural de Vitória da Conquista está sendo surpreendido com o aumento repentino do valor das passagens de ônibus. Sem aviso prévio, o preço vem sendo reajustado desde fevereiro deste ano. 

Em contato com o Blog do Sena, nesta terça-feira (17), uma moradora do distrito de Bate-Pé, distante há 27 quilômetros da sede, fez a reclamação. Segundo ela, as empresas que operam nas linhas rurais fizeram um aumento no mês fevereiro e na semana passada o valor foi reajustado novamente. Antes o valor cobrado era R$9,00 e com os dois reajustes seguidos, agora o valor é R$12,50. 

“A gente que se desloca para Vitória da Conquista, todos os dias, estamos sofrendo com esse preço absurdo”, contou a leitora. 

Em entrevista ao programa Sudoste Agora, na rádio Clube, a secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Tônia Viana Rocha, comentou a situação. Segundo ela, os aumentos estão sendo praticados sem a autorização da Prefeita e que estão descumprindo a lei municipal. 

“Eles estão desrespeitando e até desafiando a própria secretaria porque já foi feita uma notificação para eles cumprirem. Porque o aumento de fato, de lei, é o de 2021”, disse. 

A secretaria revelou que um estudo está sendo realizado para analisar de quanto deve ser o aumento do valor das passagens dos ônibus na zona rural. Mas, até o momento, a Prefeitura ainda não definiu e que esses aumentos estão sendo realizado por conta própria das empresas que fazem o transporte nessa localidades. 

“ Agora está sendo estudado, fazer uma avaliação, para ver o que realmente, que nível de reajuste é possível. gente sabe que tem aumentado tudo, o combustível tem subido mesmo, mas eles estão fazendo por o avaliamento por conta própria e pode não ser isso que está sendo proposto. Eles têm uma permissão para atuar, mas para o aumento tem que ter a autorização da Prefeitura”, explicou. 

De acordo com a leitora que enviou a denúncia para o Blog do Sena, os moradores estão cobrando solução para o problema. “A secretária disse que eles estão agindo fora da lei, então cabe a Prefeitura fazer valer a lei, Porém, o que percebemos é que a Prefeitura não está nem aí”, disse

Diante da situação, os moradores de Bate-Pé prometem fazer uma mobilização em frente ao prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (17), às 14h.  “Trabalhamos o mês inteiro indo e vindo todos os dias e o nosso salário fica todo no transporte. Vamos estar em frente à Prefeitura para cobrar essa pauta”, contou. 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também