Na manhã desta terça-feira (28), foi realizada mais uma edição do Casamento Coletivo, cuja realização foi de autoria do Conjunto Penal e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Vitória da Conquista.
O Casamento Coletivo celebrou a união de 28 reclusos com suas respectivas companheiras. A festa foi comemorada com música, buffet, vestuário próprio de casamento e integrantes das famílias dos noivos.
O evento contou com a presença do Corregedor-Geral do TJ-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Dr. José Antônio Maia Gonçalves, a presidente da OAB Conquista Luciana Silva, além de vereadores e outros representantes sociais e políticos.
Autoridades presentes destacaram a importância da cerimônia como uma forma de viabilizar a sociabilização dos detentos. De acordo com Luciana Silva, “é um momento muito importante, um momento de ponte entre as pessoas que estão reclusas e a sociedade, porque a finalidade da pena é ressocialização”.
“A gente sabe que a socialização só acontece se ela tiver o apoio do Estado e nesse momento estamos vendo o apoio das instituições”, completou. A OAB apoiou o Casamento Coletivo por meio da Comissão de Sistema Prisional.
O Tenente-Coronel Edmário Araújo, diretor do Conjunto Penal da cidade, também ressaltou a importância de momentos como esse para a ressocialização dos detentos. “Esse é um momento de extrema importância para a ressocialização no estado da Bahia. São esforços para que essas pessoas privadas de liberdade percebam que estamos investindo na ressocialização deles”, afirmou.
Confira mais fotos em nossa galeria: